VILA VERDE –

VILA VERDE – -

“O que raio é a matemática?”. Uma palestra divertida na EPATV

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Numa discoteca estão 100 pessoas, mas 99 por cento estão bêbadas. Quantos bêbados devem sair do recinto para a percentagem de bêbados passar a ser de 98 por cento?

Esta e outras questões permitiram a Inês Guimarães mostrar que a Matemática é base divertida de outras ciências, numa sessão que encheu o auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

PUBLICIDADE

Numa iniciativa do departamento de Matemática da EPATV, Inês desenvolveu uma palestra subordinada ao tema “O que raio é a Matemática”, uma capacidade que diferencia o ser humano dos restantes animais (raciocinar).

Com forte presença no mundo digital, em vários canais sociais, Inês Guimarães é autora do Livro “Desafios matemáticos que te vão enlouquecer”.

Além de ser “a mãe de todas as ciências”, a “Matemática é a única ciência exata e não tem prazo de validade”, que terá nascido com o Osso de Ishango, provavelmente utilizado pelas mulheres para relacionar as fases da Lua com o período menstrual.

A finalizar a palestra, Inês Guimarães apresentou alguns exercícios aos alunos que se mostraram participativos e sábios. “Anteontem, o João tinha 32 anos e, no próximo ano faz 35. Em que diz nasceu?”

A pergunta era difícil, mas foi encontrada a resposta: 31 de Dezembro. Expliquemos: a 1 de Janeiro alguém diz que o João, anteontem (30 de Dezembro) tinha 32 anos. Ontem (dia 31 de Dezembro) fez 33. A 31 de Dezembro deste ano faz 34. No próximo ano (1 de Janeiro do ano seguinte) fará 35 anos.

Para terminar, a resposta à questão do primeiro parágrafo é 50. Só um não está bêbado e para atingir os dois por cento, a discoteca tem de expulsar metade (98%).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS