OPINIÃO - O trabalho mais difícil de todos

OPINIÃO -
O trabalho mais difícil de todos

Opinião de Yulia Vrublevskaia

No próximo ano fará exatamente 10 anos que comecei a trabalhar e, em todo esse tempo, o meu trabalho esteve sempre conectado à comunicação e às pessoas. Depois destes 10 anos, posso confirmar que trabalhar com pessoas é o trabalho mais complexo de todos. Não importa se você trabalha num supermercado ou gere um departamento numa grande empresa – definitivamente você faz um trabalho muito mais sensível e exigente do que um engenheiro que está fechado no seu escritório o dia todo com ensaios ou modelos mecânicos. Meu respeito e parabéns colegas!

Pode parecer estranho, mas mesmo depois de muitos anos a trabalhar com clientes, muitas pessoas continuam a ignorar (inconscientemente ou não) as regras básicas de comunicação.

PUBLICIDADE

Então e quais são as regras?

  1. Identifique o “destinatário” e adapte a mensagem de acordo com pessoa.

Cada um tem um número de características únicas (sociais, nacionais, psicológicas, etc.). Tente identificar essas características e adaptá-las a essa pessoa. Isso significa que, se você conversa com uma criança, você não pode usar as mesmas frases e estratégias de comunicação para um adulto. Não pode falar com um russo, da mesma maneira que com um português. E não pode falar com o João da mesma maneira que com o Pedro, porque eles são de famílias diferentes e tem características pessoais completamente diferentes.

  1. Defina as palavras que utiliza. Seu chefe pede para encontrar “uma boa agência de marketing”? Primeiro verifique o que significa “uma boa agência” para ele. Se para seu chefe boa agência é uma agência barata, para si uma boa agência pode significar uma agência de alta qualidade. Mesmo dentro da mesma língua as mesmas palavras podem ter significados distintos para pessoas diferentes.
  2. Escolha o canal de comunicação mais curto e simples: sem intermediários e com menos “ruído”. Os e-mails devem ser curtos e claros, algumas questões são mais fáceis de resolver por telefone e tente evitar o risco de distorcer a mensagem original, falando com a pessoa através de intermediários.

Claro que há mais regras e métodos de comunicação para além das 3 acima referidas, mas na minha opinião, estas são as mais básicas e fundamentais no processo diário de comunicação.

Comunicar com outras pessoas não é um trabalho fácil mas a boa notícia é que, se você aprender as regras básicas de comunicação, poderá obter sucesso em qualquer área da vida, tanto profissional como pessoal.