O IMT enviou, quinta-feira, o parecer positivo sobre a obra no Nó de Infias às Infraestruturas de Portugal (IP). Este era o último passo para ser lançado o concurso público.
«Se for um concurso público que decorra com normalidade julgo que em dois meses ou dois meses e meio poderá estar concluído. Espero que a obra possa começar em 2025», aponta Olga Pereira, vereadora das obras públicas à RUM, já em fevereiro.
A IP quer lançar o concurso público em abril, para iniciar a obra antes do final de 2025, com prazo de execução de 22 meses. O Governo apontou, em Conselho de Ministros, que vai investir 15 milhões de euros, entre 2025 e 2028, na «empreitada e aquisição de serviços”.
O projeto está orçado em 11 milhões de euros, com o objetivo de reduzir em 98% o tráfego automóvel, menos quatro quilómetros de filas de trânsito, dando mais segurança, 95% de fluidez em horas de ponta e menos ruído.
A par disso, deverá criar-se uma ligação direta nos movimentos Norte/Este e Oeste/Norte, com um viaduto bidireccional com cerca de 220m de extensão e 12m de largura. Também serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul.
A obra no Nó de Infias fará com que a rotunda deixe de funcionar o quadrante sul, limitando o acesso a nascente do trânsito vindo do Lugar de Cabanas.
Para isso, será criado um acesso à EN101, próximo das atuais instalações da ‘Volvo’.
O atraso de total, sendo a soma de cada um dos condutores, vai baixar de 374h em 2021 para 76h em 2043 na hora de ponta de manhã e 507h (2021) para 27h (2043), na hora de ponta da tarde.
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Com RUM