CULTURA

CULTURA -

Obra póstuma de João Lobo vai ser apresentada na Biblioteca de Vila Verde

A última obra literária de João Lobo – concluída já após a morte pela esposa – vai ser apresentada na próxima sexta-feira, dia 05 de julho, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde.

‘O Livro de Maria Mercês’ é uma obra que o falecido advogado, professor, político e escritor João Lobo estava a escrever dedicado à neta, em que usava o ambiente das origens rurais para assinalar a transição do legado familiar para a nova geração.

Como refere o editor Fernando Pinheiro na descrição da obra, trata-se de um “pequeno tratado de sabedoria”, que “pinta de modo cromático e impressivo a perfeição inigualável dos ‘loca amoeni’ onde decorre a fantástica experiência de vida de uma família unida por laços afetivos de indestrutível perenidade. Como a natureza. Belo”.

Com este livro póstumo, João Lobo assumia a intenção de “legar ao clã uma herança inexaurível de gregarismo, paz e sabedoria, na forma de uma cartilha ético-filosófica com as chaves da interpretação das leis que regem uma experiência social marcada pela bucólica dos costumes rurais e da épica campesina”.

Escrita em dueto literário com Fátima Lobo, esta obra póstuma completa o ciclo que João Lobo inaugurou com a publicação de ‘O Livro de Elisa’, dedicado à primeira neta.

Nascido a 14 de outubro de 1951, em Santa Maria de Mós, concelho de Vila Verde, João Lobo morreu a 17 de dezembro de 2021, momentos depois de ter apresentado na Biblioteca Municipal de Vila Verde o Boletim Cultural n.º 16, dedicado à figura de Machado Vilela.

Figura ímpar do concelho, deixou um vasto legado no campo político, social, jurídico, literário e cultural. Foi presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde, deputado à Assembleia da República, professor, escritor e advogado.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE