A Câmara de Barcelos já iniciou as obras de requalificação no centro histórico de Barcelinhos, num investimento de cerca de um milhão de euros.
Segundo o presidente da autarquia, Mário Constantino, “a empreitada vai requalificar todo o espaço em frente ao antigo quartel dos bombeiros e ruas adjacentes, e inclui a execução de novas redes de saneamento e de águas pluviais”.
Em causa estão a zona da Ponte Medieval, Largo Guilherme Gomes Fernandes, Rua Custódio José Gomes Vilas Boas e Rua Miguel Ângelo.
Mário Constantino sublinhou que “todas as obras no espaço público causam transtornos”, mas garantiu que esta “perturbação circunstancial será compensada com a requalificação do centro histórico da freguesia”.
Segundo a Câmara, o espaço que medeia entre a ponte medieval e o edifício da sede da Junta de Freguesia vai beneficiar de uma nova configuração e dimensionamentos, “numa clara aposta da criação de um espaço público inclusivo, onde as pessoas, independentemente do grau de mobilidade, podem desfrutar daquele local”.
“Com efeito, o programa subjacente a esta intervenção para a frente de Barcelinhos estabeleceu como prioridades fortalecer e devolver o núcleo urbano aos peões, tornando-o mais atrativo e dotado de infraestruturas eficientes para o desempenho da vida quotidiana das pessoas, das empresas e serviços que se situam na margem esquerda do Rio Cávado”, assegura a autarquia.
Assim, “além das condições necessárias para a fluidez da vida urbana, incentivando e estimulando a permanência de pessoas, moradores, e comerciantes, vão ser renovadas as redes de saneamento e de águas pluviais”. Será também “melhorada a iluminação pública e valorizados os equipamentos de recolha do lixo urbano”.