BRAGA - Obras no parque subterrâneo do estádio de Braga aguardam parecer da Proteção Civil

BRAGA -
Obras no parque subterrâneo do estádio de Braga aguardam parecer da Proteção Civil

As obras de adaptação do parque de estacionamento subterrâneo do estádio municipal, cujo projeto, foi entregue pelo Sporting Clube de Braga à Autoridade Nacional da Proteção Civil e que custarão mais de 70 mil euros, não deverão ser pagas pela Câmara, tendo de ser o clube a custeá-las.

“Se um inquilino decide fazer obras em casa alugada terá de as custear”, disse ao Vilaverdense/PressMinho fonte ligada ao processo.

PUBLICIDADE

A Proteção Civil – recorde-se – proibiu o funcionamento do parque de estacionamento substerrâneo no estádio. Por falta de segurança. Terá, agora, de analisar e aprovar o projeto, após o que os serviços municipais darão um parecer técnico.

A Proteção Civil determinou o fecho do parque – situado por baixo da caixa do relvado – por razões de segurança, nomeadamente pela ausência de escapatórias para pessoas e veículos em caso de incêndio. Assim sendo, não deve abrir a tempo dos próximos jogos do clube na ‘Pedreira’.

Aquando da construção do estádio, em 2003, o espaço estava destinado a escoamento do público, mas o Sporting de Braga começou a utilizá-lo como local de estacionamento, para possuidores de camarotes, tribuna presidencial e convidados VIP.

O estádio tem outro parque subterrâneo, construído de raiz, que aloja os veículos da Direção, equipa técnica, jogadores e funcionários.

BOMBEIROS

A ANPC havia já exigido, há três anos, medidas provisórias de segurança, como a da colocação, em dias de jogos de futebol, de uma equipa de bombeiros, e, também, a realização de várias obras, que custariam entre 350 e 400 mil euros.

Recentemente, e como as melhorias não foram feitas, ordenou o encerramento. Face ao custo elevado dos arranjos, o clube elaborou um projeto arquitetónico para o local, com um custo inferior a 100 mil euros, e que pretende responder às imposições da Proteção Civil.

Luís Moreira (CP 8078)

www.pressminho.pt