Guimarães tem aumentado a sua notoriedade e capacidade de atrair visitantes de forma consistente ao longo dos últimos anos. O registo do número de visitantes aos postos de turismo da cidade confirma a tendência de crescimento com subida na ordem dos 32% face a 2018.
Ao estabelecer uma comparação com os anos de 2013 ou 2014 com 2019, o número de visitantes atendidos nos postos de turismo mais do que duplica, registando um acréscimo de cerca de 132% – 46 462 (2013) 107 638 (2019).
No período de Natal e Passagem de Ano, Guimarães voltou a receber milhares de pessoas com uma tendência de evolução nos últimos anos, de acordo com a afluência de visitantes aos Postos de Turismo.
Espanha, França e Brasil assumem-se como os principais mercados emissores, juntamente com o mercado nacional, mantendo-se, assim, a tendência de crescimento dos últimos anos. De registar, ainda, a subida consistente e significativa do mercado espanhol e brasileiro e, também, a emergência de um novo – o Japão.
“A visita a cidades históricas da região e o facto de ser Património da Humanidade apresentam-se como as principais motivações para a visita a Guimarães”, afirma a autarquia, referindo que “o património arquitectónico e artístico, assim como, o título ‘Berço da Nacionalidade’, constituem, de igual modo, motivos de significativa relevância para esta tomada de decisão, no balanço do inquérito que foi desenvolvido aos visitantes”.
A maioria pernoita no Porto (49,2%), seguindo-se Guimarães com 22,8% das respostas. Deste modo, vinca o município “a hotelaria de Guimarães continua a manter taxas médias de ocupação-quarto elevadas.
A visitação aos principais monumentos e museus acompanha a tendência de crescimento do número de visitantes, verificando-se em 2019 um acréscimo de 8,3% face a 2018 e de 13,9% comparativamente a 2017.
Castelo de Guimarães e Paço dos Duques de Bragança, assim como de um conjunto de museus, designadamente o Museu Alberto Sampaio, Centro Internacional das Artes José de Guimarães e Casa da Memória de Guimarães são os principais espaços visitados pelos turistas.
“No cômputo geral, há um aumento de 8,3% de visitantes face ao ano transacto, uma subida de 13,9% comparativamente a 2017 e a triplicação do número de visitantes relativamente a 2013”, conclui a Câmara Municipal, adiantado que “a internet, assim como a recomendação de familiares/amigos são os principais factores na tomada de conhecimento do ‘Destino Guimarães’, reunindo no total 68% das respostas dos inquiridos”.