PAÍS

PAÍS -

Operação de protecção da vida selvagem fiscalizou mais de 1.500 animais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Três pessoas foram detidas e mais de 1.500 animais fiscalizados no âmbito da operação “Thunder 2021”, realizada em Portugal durante o mês de Outubro, com acções de investigação e de fiscalização para combater o comércio ilegal de vida selvagem e os crimes conexos praticados, especialmente sobre a fauna e flora.

A coordenação nacional desta operação incentivada pela Interpol coube à GNR e à Autoridade Tributária e Aduaneira, em estreita colaboração com a PSP, Polícia Judiciária, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e ASAE.

Estas entidades desenvolveram diversas acções especialmente no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, também conhecida como Convenção de Washington ou CITES, da qual mais de 180 países aderiram e cujo objectivo é o de assegurar que o comércio de animais e plantas não coloque em risco a sua sobrevivência no estado selvagem.

No âmbito desta operação foram realizadas em Portugal mais de duas dezenas de acções de investigação e/ou fiscalização, que permitiram fiscalizar 1.516 animais, aplicar 28 autos de contra-ordenação, nove autos de notícia e efectuar três detenções.

Foram apreendidos os seguintes espécimes e espécies:

  • 1.549 aves, destacando-se 136 pintassilgos (“Carduelis carduelis”), 95 bicos-de-lacre (“Estrilda astrild”), 35 tecelões de cabeça amarela (“Ploceus megarhynchus”), três catatuas-de-crista-amarela (“Cacatua sulphurea”), 20 pardais-de-Java (“Lonchura oryzivora”), 15 tentilhões (“Fringilla coelebs”), entre outras dezenas de espécimes;
  • Quatro cavalos-marinhos (“Hippocampus”);
  • Três crânios de crocodilos (“Crocodylus niloticus” e “Crocodylus siamensis”);
  • Quatro corais brancos (“Acropora”);
  • Uma concha rainha (“Strombus gigas”);
  • Duas mandíbulas de raia-viola (“Rhynchobatus djiddensis”);
  • Uma iguana (“Iguana iguana”);
  • 100 cactos (“Echinocactus grusonii”);
  • 100 plantas de Jade (“Crassula ovata”).
Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.