“Cerca de duas mil pessoas participaram ontem na Festa do Caldo do Pote, em Sabariz, num verdadeiro arraial popular integrado Na Rota das Colheiras do concelho de Vila Verde”, avança a organização, no balanço final ao evento.
Os cerca de 60 voluntários envolveram-se nas diferentes tarefas, grande parte na confecção dos “mais de 2.000 litros de 25 caldos diferentes, que puderam ser apreciados por pessoas vindas dos mais diversos pontos do país”.
Os potes sobre as fogueiras, com cozinheiras e cozinheiros em trajes campestres, marcaram o cenário da festa, onde além dos caldos feitos à moda antiga – sem recurso a eletrodomésticos nem enlatados, como frisa a organização – foram também disponibilizadas pataniscas de bacalhau.
Os legumes da região e as carnes saborosas foram os principais ingredientes dos caldos, que fizeram as delícias dos visitantes dest5e evento, iniciado em 2012. Para confecionarem os mais de 2.000 litros de caldos, a fila de figueiras contava com potes de 100 litros, 80, 60, 50 e 40 litros.
CALDOS
Na lista dos 25 caldos confecionados estavam Caldo Verde, Caldo da Pedra, Repolho com Nispo de Vitela, Couve galega com tora, à Camponesa, de Ossobuco com Feijão Moleiro, de Feijão Verde, de Farinha, de Feijão meirinho com castanhas, de Nabos, de Bacalhau, de Javali, de Rabo de Boi, e à Lavrador, de Tomate, de Penca com Tora, de Repolho com Carne de Vaca, de Repolho com Carne de Porco e também o Caldo de Galinha ou Canja.
Os caldos da Aldeia e de Enxido Suíço foram também servidos, apesar de serem tradicionalmente confecionados por emigrantes vindos da Alemanha e da Suíça expressamente para a Festa do Caldo do Pote, “mas, desta vez, não puderam participar porque foram cancelados os voos da viagem devido a greve que bloqueou o espaço aéreo francês.
Organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, a Festa contou também com o apoio da Associação de Freguesias do Vale do Homem e do Município de Vila Verde.
ovilaverdense@gmail.com