VILA VERDE

VILA VERDE -

Padre Manuel da Cunha Rodrigues celebrou 60 anos de Ordenação Sacerdotal

No passado sábado, dia 16 de Julho, celebrou-se o 60.º aniversário da Ordenação Sacerdotal do Padre Manuel Rodrigues, pároco das paróquias de São Paio de Azões, Santa Maria de Duas Igrejas e São Pedro de Goães, do arciprestado de Vila Verde.

Num momento de «grande alegria e gratidão» entre a comunidade interparoquial, houve espaço para a celebração de uma eucaristia, ao qual se seguiu um convívio, onde Manuel Rodrigues agradeceu «a Deus pela vida e pelo seu testemunho», deixando o desejo de continuar a sua missão junto dos seus paroquianos.

Esta celebração decorreu na Capela de São Pedro, no lugar da Touceira, em Duas Igrejas, sendo que este local foi escolhido por esta capela se encontrar a comemorar os 40 anos da sua inauguração, datada de Julho de 1982.

Ao longo da eucaristia, presidida por Manuel Rodrigues, foram várias as intervenções de catequistas e outros agentes paroquiais das três paróquias, e o Arcebispo D. José Cordeiro e o Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida felicitaram e agradeceram o trabalho realizado pelo pároco do arciprestado de Vila Verde.

«Agradecemos-te pelo dom que és, e que tempera e ilumina a Igreja», foram as palavras proferidas, num momento que contou também com a presença da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes e do executivo da Junta de Freguesia da Ribeira do Neiva.

Nesta celebração, destaque também para a presença do vereador Fernando Silva e do ex-presidente da Câmara Municipal, António Cerqueira, sendo que o convívio contou também com o eurodeputado José Manuel Fernandes.

Existiu ainda espaço para a leitura de um texto por parte de um jovem, em nome das três paróquias, num momento que homenageou Manuel Rodrigues e que recordou o «longo e árduo trabalho do pároco».

No final da homenagem, foi-lhe oferecido um crucifixo em ouro, com o nome das paróquias gravadas na peça e com a mensagem “Para que as traga no seu coração, embora acreditamos que já as traz, assim como a maioria dos seus paroquianos o traz no seu coração”.

No final, Manuel Rodrigues deixou uma mensagem aos presentes: «Estou grato a todos vós, obrigado pela manifestação de afecto, obrigado por estarem junto de mim, pois só assim posso ser bom sacerdote», referiu, antes de deixar um agradecimento especial.

«Agradeço, de um modo especial, perante vós, ao Senhor pelo dom da vida, pelo ministério recebido em 60 anos de vida consagrada e por me ter chamado ao seu serviço: sem Ele e sem vós, nada seria».

Num brinde convívio, com bolo e champanhe, Manuel Rodrigues confraternizou com todos os presentes, que a ele ocorriam para o felicitar.  A todos os paroquianos foi oferecido um desdobrável biográfico sobre o pároco, em jeito de recordação desta efeméride especial na vida das paróquias.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE