OPINIÃO -

OPINIÃO - -

Pais felizes, filhos felizes…

Autor: Susana Gonçalves

O tema da Felicidade tem sido abordado, estudado cientificamente a nível mundial, desafiando-nos à adoção de novos paradigmas por forma a preencher o vazio existencial que tantas vezes suportamos. A propósito da comemoração do dia Internacional da Felicidade, a 20 de março, vamos refletir sobre a equação pais felizes = filhos felizes!

Os modelos de educação, a estrutura da família e a própria sociedade sofreram mudanças profundas ao longo do tempo que implicam a necessidade de maior reflexão pelos pais. Houve uma mudança demasiado visível para se ignorar as dificuldades com que os pais e filhos são confrontados diariamente. É assim importante entusiasmar as mães e os pais para o exercício da responsabilidade parental associada à Parentalidade Positiva, provando que é possível educar com base no respeito mútuo, desenvolvendo relações felizes e com profundo significado, fundamental para a vivência da família enquanto lugar de afetos, aprendizagens e transmissão de valores.

Em suma, segundo Magda Dias (2015), há 5 pontos fundamentais para ser uma mãe/pai mais tranquila/o: 1 – Ser feliz! Não é egoísmo! Estar bem e em equilíbrio, para dar mais de si. 2 – Arranjar tempo para a relação a dois. É importante continuar a investir na relação! 3 – Consultar livros de desenvolvimento das crianças. Não é para fechar os olhos e dizer “é uma fase, passa!”. Porque mesmo sendo uma fase, a criança precisa de orientação. 4 – Amar incondicionalmente, e amar incondicionalmente é amar inteiramente. Não há lugares a “Eu não gosto nada de ti quando fazes isto”. É o inverso. 5 –  Não levar a vida tão a sério. Descomplicar! No final, morremos todos!

Ser pai ou mãe pode ser um grande desafio, mas é, sem dúvida, um veículo poderoso de mudança. A melhor coisa que se pode fazer pelos filhos é estar presente! Pense nisso… Seja feliz!

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE