A criação de estágios diários, rotativos, de alunos do ensino secundário nas empresas do concelho, é uma das medidas de Rafael Pinto, cabeça-de-lista à Câmara de Braga pelo PAN.
Na visita efectuada à escola Frei Caetano Brandão, Rafael Pinto apresentou o programa ‘Mãos na Massa’, uma das suas “propostas bandeira” para a educação, que consiste na criação de estágios diários, de alunos do ensino secundário nas empresas bracarenses.
O candidato adianta que o objectivo “é envolver a escola com a comunidade e mostrar aos alunos o dia a dia de várias profissões, para que depois possam fazer escolhas mais informadas no seu percurso académico e profissional”.
“Antes de ter entrado para Direito nunca tinha falado com ninguém que tivesse no curso nem com um advogado para perceber a realidade da profissão. Isto não pode acontecer”, frisou o candidato durante a visita, acompanhado por Tiago Teixeira, candidato à Assembleia Municipal.
DEGRADAÇÃO
Na visita os candidatos reuniram com a direcção e a associação de estudantes para se enteirarem da falta de condições e das obras de requalificação exigidas pela comunidade escolar.
Segundo Rafael Pinto, “a degradação da escola é notória e precisamos de avançar com as obras o mais rapidamente possível. Não podemos deixar alunos, professores e funcionários nestas condições”
Rafael Pinto lembrou que o PAN já questionou o governo sobre o avanço das obras, bem como a Câmara Municipal que, “no âmbito da transferência de competências poderá vir a ser a responsável por efectuar a requalificação”.
“Até ao momento, não recebemos qualquer resposta. Esperamos que no próximo Orçamento de Estado esta verba esteja incluída e caso isso não aconteça, a autarquia terá que assumir [as obras]”.