A Concelhia de Guimarães do PAN apelou ao executivo camarário que tome iniciativas para fazer face ao declínio de polinizadores, nomeadamente através do fim da aplicação de herbicidas e do corte total da vegetação espontânea em passeios e bermas.
Em nota ao PressMinho, Nuno Teibão lembra que “há concelhos que já não cortam toda a vegetação espontânea dos jardins e prados e não utilizam herbicidas com substâncias potencialmente cancerígenas e/ou tóxicas (glifosato e pesticidas organofosforados) que, além de perigosos para os seres humanos, também são nocivos para outros seres vivos, inclusivamente para os polinizadores”.
“O aumento da sensibilização ambiental entre a população e a comunicação clara e próxima com os munícipes têm gerado maior aceitação social em relação a estas medidas”, alega o porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza.
O responsável vimaranense do PAN adianta que já questionou a vereação do Ambiente sobre o tipo de herbicidas utilizados no concelho e quais as iniciativas da Câmara Municipal para “fazer face ao declínio dos polinizadores”.