PAÍS

PAÍS -

PAN quer prolongar por mais 5 anos a indemnização dos danos causados pelo lobo-ibérico

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) apresentou esta quarta-feira, na Assembleia da República, uma iniciativa que visa recomendar ao Governo o prolongamento, por cinco anos, da indemnização por danos em animais causados pelo lobo-ibérico.

Este grupo parlamentar propôs também a adopção de medidas preventivas que evitem possíveis ataques do lobo, de forma a que sejam evitadas situações de abate de lobos por receio ou retaliação, por parte dos criadores dos animais. Estas medidas procuram reduzir o risco de extinção desta espécie.

Para o PAN, o Estado tem a obrigação de lutar pela conservação do lobo-ibérico e garantir as condições favoráveis à defesa deste animal, preservando o seu habitat e combatendo a falta de presas silvestres, de forma a que esta espécie não tenha de se ver forçada a alimentar-se dos animais dos produtores.

PUBLICIDADE

Por esta razão, o PAN entende que cabe ao Estado «continuar a indemnizar estes produtores, não só os que já adotam medidas preventivas dos ataques, mas também aqueles que ainda não o fazem». 

O partido recomendou também que se façam cumprir as medidas do “Plano de Ação para a Conservação do Lobo-Ibérico”, de forma a divulgar e a promover a necessidade dos criadores destes animais de adoptarem medidas preventivas dos ataques de lobo. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.