As últimas análises do Papa Francisco apontam uma «ligeira melhoria». É o que se pode ler no boletim do Vaticano, partilhado ao final da tarde.
«O quadro clínico do Santo Padre é estável. As análises ao sangue mostram uma ligeira melhoria, particularmente na parte inflamatória», diz ainda.
Francisco está internado em Roma desde o dia 14 de fevereiro, sexta-feira, por causa de uma bronquite que evoluiu para pneumonia bilateral.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, visitou o Sumo Pontífice esta quarta-feira e partilhou que o Papa está «alerta», não perdendo «o sentido de humor».
Uma fonte que não quer se identificada apontou à Reuters que o Papa respira sem ventilador e já se levantou da cama.
Ainda que a melhorar ligeiramente, o Papa, com 88 anos e histórico de problemas pulmonares, tem estado a “fechar pendentes” e a nomear cargos importantes.
Conferência Episcopal Portuguesa pede que se reze pelo Papa
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apela os católicos portugueses a rezar pelo Papa, dada a «situação de maior fragilidade da saúde» que vive.
«Em comunhão com o sofrimento do sucessor de Pedro, convidamos os fiéis à intensificação da oração particular e comunitária, pedindo pela sua saúde e para que a fortaleza de Deus o assista neste momento», aponta o comunicado, enviado à Agência ECCLESIA.
Os bispos garantem acompanhar a situação «com esperança e confiança em Deus». «Os profissionais de saúde que cuidam do Santo Padre e empregam todo o conhecimento científico no seu conforto e recuperação», acrescentam.
A CEP deixa, ainda, uma sugestão de oração: “Pelo Papa Francisco, sucessor de Pedro, para que o mistério da cruz o fortaleça, o alivie, o reanime e lhe dê esperança”.
ovilaverdense@gmail.com