REGIÃO

REGIÃO -

Paredes de Coura assinala as festas do concelho de 07 a 13 de Agosto

Paredes de Coura assinala as Festas Concelhias de 07 a 13 de Agosto. O regresso do Cortejo Etnográfico, mas também a Noite de Fados (com Sara Correia) e o animado arraial com os Kalhambeke surgem em destaque.

Este ano, no tradicional Dia do Concelho, também oferece uma proposta com a exposição da obra gráfica de Maria Helena Vieira da Silva, “Três janelas sobre um jardim”, no Centro Cultural.

Assim, o dia 7, uma segunda-feira, traz-nos pelas 21h00, a 4ª Descida do Emigrante com os carrinhos de rolamentos, os bólides que fizeram o encanto de outras gerações a proporcionarem um colorido diferente nas sinuosas ruas courenses, desde a estrada de Sequeiró até à Avenida de Cenon.

Festa do Emigrante

A terça-feira, dia 8, é dedicada aos emigrantes. A Festa do Emigrante promete voltar a encher de alegria e afetos o Museu Regional, permitindo o reencontro de amigos e familiares neste regresso à sua terra para a confraternização entre as suas gentes.

Para além dos petiscos tradicionais, neste reencontro com as suas raízes, a música também faz parte desta receção de boas-vindas para com os filhos da terra.

No dia seguinte, uma quarta-feira, o Largo 5 de Outubro acolhe o Grupo Juniores, um grupo de baile das Porreiras.

O Dia do Concelho, 10 de agosto, é a data que os courenses evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 os nossos antepassados rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV.

A sessão evocativa do Dia do Concelho é no Salão Nobre dos Paços do Concelho. À noite, no adro da belíssima Capela do Espírito Santo, há a habitual Noite de Fados, este ano com Sara Correia.

“Três janelas sobre um jardim” de Vieira da Silva

O Dia do Concelho, que logo pela manhã começa com a missa comemorativa dos Combates de Travanca, na Capela de S. Lourenço Cerdeira, em Cunha, tem à tarde, no Centro Cultural, a inauguração da exposição de um dos mais importantes nomes das artes plásticas nacionais, com a obra gráfica de Maria Helena Vieira da Silva, “Três janelas sobre um jardim”, da Fundação Arpas Szenes–Vieira da Silva.

O dia seguinte, uma sexta-feira, prossegue com o Festival de Folclore. Pelo largo Hintze Ribeiro vão passar o Rancho Alegria Portuguesa de La Gironde (Cenon, Bordéus), Grupo Folclórico das Tecedeiras de Abação e Gémeos (Guimarães), Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra (Ponte de Lima), Rancho Folclórico da Amizade de Telões (Amarante) e Rancho Camponês de Bico (Paredes de Coura). A noite completa-se com Hugo Band, no Largo 5 de Outubro.

Folclore e ribombar de bombos

A manhã de sábado é preenchida com a arruada de grupos de bombos, com o ribombar prometido para o meio-dia no Largo Visconde de Mozelos.

À tarde há bandas de música, de Golães e da Mamarrosa, enquanto se aguarda pelo Cortejo Etnográfico, desfile da identidade courense.

A noite de sábado promete também ser das mais concorridas no que respeita a animação, ou não tivesse como cabeça de cartaz o grupo Kalhambeke.

O domingo, e último dia destas Festas do Concelho, tem como ponto alto a imponente procissão em honra a Nossa Senhora das Dores, mas também a já habitual saudação aos idosos da Santa Casa, enquanto a música é trazida pelas Bandas de Barroselas e Carregosa.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE