A Assembleia Municipal de Paredes de Coura aprovou com 30 votos a favor e uma abstenção o orçamento para 2025, de cerca de 30 milhões de euros, mais oito milhões de euros do que este ano.
Na Assembleia Municipal de Paredes de Coura, que decorreu na sexta-feira, estiveram presentes 24 deputados do PS, cinco da coligação PPD/PSD-CDS-PP e dois do PCP/PEV.
Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Paredes de Coura explicou que a abstenção foi de um dos deputados da coligação PSD/CDS-PP que é também presidente da Junta de Freguesia de Vascões, Sérgio Costa.
Segundo a autarquia, o orçamento, “o maior de sempre”, apresenta “como principais eixos a oferta habitacional, as áreas industriais, educação e cultura”.
A autarquia aponta como exemplos a construção do “núcleo habitacional de três dezenas de apartamentos no centro da vila, que está quase concluído, as seis dezenas de habitações para arrendamento acessível na zona da Nogueira, a terceira zona industrial que está a nascer em Linhares e que poderá lançar Paredes de Coura para o ‘ranking’ dos 20 concelhos mais exportadores da região Norte”.
Em 2025, a taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) mantém-se nos 0,3%, tanto para prédios rústicos como urbanos.