O Parque de Campismo e Caravanismo de Braga registou, em 2023, um aumento de 21% no número de hóspedes e de 24% no número de dormidas face a 2022. O aumento da procura tem reflexo nas receitas geradas, que no último ano se fixaram num total de 197 925,17 euros, mais 36% em comparação com o ano anterior.
Segundo a Câmara de Braga, o equipamento registou no ano passado 11.957 hóspedes, que totalizaram 26.544 dormidas. O crescimento do número de hóspedes face a período homólogo de 2022 foi de 21%, que traduz mais 2.073 hóspedes.
“De salientar que em todos os trimestres, em relação a período homólogo de 2022, o Camping Braga cresceu, com especial enfoque no primeiro e segundo trimestres, onde se verificou um crescimento de 52% no 1.º trimestre e 38% no 2.º trimestre”, explica.
Os portugueses representam 16% (1967) e os estrangeiros 84% (9990). As nacionalidades mais representadas são a francesa (24%), espanhola (21%), alemã (11%) e neerlandesa (8%).
No que se refere à tipologia utilizada pelos hóspedes, a maioria usou a autocaravana como meio preferencial para a sua estadia (9591). Segue-se a tenda (1596), a caravana (512) e os bungalows (258).
Os bungalows têm tido uma maior procura do mercado nacional. Os meses de Julho, Agosto e Setembro foram os que registaram uma procura foi mais acentuada.
A receita gerada pelo Camping Braga acompanhou o crescimento registado em relação a 2022. No total de proveitos, o Camping Braga registou 197 925,17€ de receita, o que totaliza em relação a 2022, um aumento de 52 031,68 euros, um acréscimo de 36%.
Esta rubrica acompanhou a tendência registada nos hóspedes e nas dormidas, de crescimento em todos os trimestres de 2022, com realce para o primeiro e segundo trimestre, onde o crescimento registado foi de 103% e 55%. No terceiro e quarto trimestres o crescimento alcançado foi de 19% e 18%.
“Estes resultados refletem o investimento que o Município de Braga tem realizado no Camping. As melhorias operadas vão permitir ao Camping Braga concorrer a vários programas e certificações de qualidade e sustentabilidade ambiental, entre outros na área do turismo, nomeadamente o programa da Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação – Green Key”, refere a autarquia.