O parque municipal de campismo e caravanismo de Braga recebeu o título Green Key 2024, figurando entre os 317 estabelecimentos galardoados.
Este é um galardão internacional da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que promove o turismo sustentável em Portugal e reconhece estabelecimentos turísticos, promotores de boas práticas ambientais, económicas e sociais que valorizam a gestão ambiental em prol da educação para o desenvolvimento sustentável.
Neste programa, o camping Braga foi distinguido nas áreas da responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo.
“Este título, a par de todos os que temos arrecadado na esfera ambiental, serve para cimentar a prática de gestão mais sustentável que o município tem vindo a adotar. O parque de campismo e caravanismo de Braga registou um crescimento considerável e sustentado ao longo de 2023. No presente ano esse crescimento mantém-se e esperamos superar os números do ano transato”, refere Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga.
Para o vereador, “este incremento deve-se ao investimento feito na melhoria da qualidade das condições do equipamento, num investimento assente na infraestrutura, mas também nos recursos humanos”.
Segundo o responsável, o facto de o parque de campismo e caravanismo ter obtido o certificado de estabelecimento Green Key é o reconhecimento do trabalho e investimento que tem vindo a ser realizado neste equipamento municipal ao longo dos últimos 11 anos.
“É importante lembrar que em 2013 havia cerca de 600 dormidas e 33 mil euros em receita. No primeiro semestre de 2023 e comparativamente ao ano anterior, aumentámos em 44% o número de hóspedes, 63% as dormidas e 66% na receita, que atingiu os 86 mil euros. Estes números são resultado de uma grande aposta no melhoramento geral dos espaços e na sua divulgação a nível nacional e internacional, de um equipamento tido como exemplo de gestão responsável e sustentável na candidatura de Braga a Capital Verde Europeia 2026”, sublinha Altino Bessa.
CRESCIMENTO DA RECEITA
No primeiro semestre de 2024, o camping Braga registou um aumento substancial de receita em comparação com o ano anterior, atingindo um crescimento de 15,10%. No total, 4.713 hóspedes visitaram o equipamento, com 1.210 no primeiro trimestre e 3.503 no segundo trimestre.
A receita arrecadada foi de 98.992 euros, representando um aumento de cerca de 13 mil euros em comparação com igual período do ano de 2023.