REGIÃO

REGIÃO -

Passadiços do Paiva regressam depois de obras de recuperação dos incêndios

Os Passadiços do Paiva, em Arouca, estão hoje, novamente, abertos ao público na sua extensão total de oito quilómetros. Esta reabertura acontece depois de três meses de obras de recuperação dos incêndios de setembro.

Até agora, as obras têm custo de cerca de 211.700 euros, abrangendo um total de 860 metros de caminho, sendo 260 relativos a três troços de piso de madeira regular e 600 a três secções de escadarias. A informação é avançada por fonte do município.

Na obra incluíram-se, ainda, a substituição de corrimões e limpeza de sinalética de orientação e biodiversidade do local.

As intervenções não terminaram e, por isso, na estrutura decorrem pequenos arranjos para «conclusão cabal da reconstrução do troço ardido até final de abril».

«Os Passadiços do Paiva são uma das mais importantes infraestruturas turísticas locais, pelo que é com enorme satisfação que conseguimos ter a funcionar as duas entradas do percurso a tempo da Páscoa, que é uma das épocas de maior procura do nosso território», diz a autarquia.

Recorde-se que, no final do mês de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Arouca apontou que o incêndio dos dias 17 e 19 desse mês causou destruição em quase 20% do município, com 5,3 milhões de euros em prejuízos, pelo menos. Desses, 350 mil eram dos Passadiços do Paiva.

O incêndio afetou Arouca por vir alastrado de Castro Daire, com várias frentes ativas ao mesmo tempo, envolvendo mais de 230 bombeiros e outros operacionais.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE