PAÍS

PAÍS -

Passaporte português é um dos que permitem viajar com mais facilidade

Singapura tem o passaporte “mais poderoso” do mundo. Ocupa o primeiro lugar numa lista trimestral. O Henley Passport Index revela que, com o passaporte de Singapura, dá para ter acesso sem visto a 195 dos 227 destinos mundiais.

O nosso passaporte está em quinto lugar, juntamente com a Bélgica, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido, pois dá acesso a 190 destinos.

O Japão, em segundo na classificação, permite viajar para 193 destinos. A França, Alemanha, Itália, Espanha e Finlândia estão em terceiro lugar com a Coreia do Sul, com acesso a 192 destinos.

Este índice está no seu 20.º ano, tendo sido criado pela empresa de consultoria em cidadania global e residência Henley & Partners, de Londres.

Este ranking analisa as liberdades globais em 227 países e territórios em todo o mundo, com dados exclusivos da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Últimos vs primeiros: o maior fosso de mobilidade até hoje

No 106.º lugar continua o Afeganistão, sendo o último. Este passaporte dá acesso, apenas, a 26 destinos, o que representa menos dois do que há um ano.

A Síria está em 105º lugar com 27 destinos e o Iraque em 104º lugar, com 31.

«A própria noção de cidadania e da sua lotaria de direitos inatos precisa de ser profundamente repensada à medida que as temperaturas sobem e as catástrofes naturais se tornam mais frequentes e graves, deslocando comunidades e tornando os seus ambientes inabitáveis», aponta Christian H. Kaelin, presidente da Henley and Partners, em comunicado.

«Simultaneamente, a instabilidade política e os conflitos armados em várias regiões obrigam inúmeras pessoas a fugir das suas casas em busca de segurança e refúgio», acrescenta.

Europa domina top 10

O restante top 10 compõe-se de países europeus, com algumas excepções. A Austrália e a Grécia estão no 6º lugar, enquanto Malta, a Polónia e o Canadá ocupam o 7º.

O oitavo lugar é da República Checa e da Hungria, os Estados Unidos e a Estónia estão em nono lugar e o décimo lugar é ocupado pela Letónia, Lituânia, Eslovénia e Emirados Árabes Unidos.

Os Emirados Árabes Unidos são um caso de sucesso na mobilidade global. Desde 2015, garantiram acesso a mais 72 destinos. Assim, subiu 32 lugares para o 10º lugar, hoje com acesso sem visto a 185 destinos.

A China é semelhante, tendo passado do 94º lugar em 2015 para o 60º em 2025.

Por outro lado, 22 dos 199 passaportes do mundo desceram na classificação na última década.

A Venezuela ocupa o primeiro lugar, depois os Estados Unidos. O país caiu sete posições, passando de segundo para nono lugar.

O arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul, está em quarto lugar, seguido pelo passaporte britânico em quinto lugar, um antigo primeiro lugar.

O Canadá ocupa o quinto lugar, tendo descido três lugares na classificação.

O Índice de Passaportes da Arton Capital, usado para este ranking, tem em consideração os passaportes de 193 países e seis territórios (Taiwan, Macau, Hong Kong, Kosovo, territórios palestinianos e Vaticano).

Os territórios anexados a outros países são excluídos.

O índice é atualizado em tempo real ao longo do ano e os seus dados são recolhidos numa monitorização dos portais de cada governo.

TOP 10 “PASSAPORTES MAIS PODEROSOS DO MUNDO DE 2025”

1. Singapura (195 destinos)

2. Japão (193)

3. França, Alemanha, Itália, Espanha, Finlândia, Coreia do Sul (192)

4. Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Suécia, Noruega (191)

5. Portugal, Bélgica, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido (190)

6. Grécia, Austrália (189)

7. Canadá, Polónia, Malta (188)

8. Hungria, República Checa (187)

9. Estónia, Estados Unidos (186)

10. Lituânia, Letónia, Eslovénia, Emirados Árabes Unidos (185)

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE