POLÍTICA –

POLÍTICA – -

PCP leva à Festa do Avante! sabores, cultura e lutas dos minhotos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Organização Regional de Braga do PCP promete ser a mostra do artesanato, gastronomia, a cultura e folclore do Minho na Festa do Avante!, que esta no se realiza entre 7 e 9 de Setembro. As “lutas das suas populações” minhotas não são esquecidas, diz o partido.

Segundo os comunistas, a região de Braga apresenta-se com um pavilhão junto ao Palco 25 de Abril, com cerca de 1400 metros quadrados.

O artesanato, feito pelas mãos de homens e mulheres do Minho, tem mais uma vez destaque no pavilhão da OR Braga, das pequenas peças e recordações da Festa, até às peças de referência e emblemáticas do artesanato minhoto: olaria de Barcelos, brinquedos de madeira de Vila Verde, cestos e chapéus de palha de Fafe e peças decorativas (em barro, madeira ou cestaria) de várias zonas do distrito.

PUBLICIDADE

O pavilhão bracarense é também montra de peças de novos artesãos. Assim, para além das peças dos oleiros Irmãos Mistério, Irmãos Baraça, Conceição Sapateira, Manuel Macedo, António Ramalho, João Ferreira e João Soares, apresentam o seu trabalho Laurinda Pias (1.º prémio, Feira Internacional Artesanato, Lisboa 2018), Carlos Dias, Irene Salgueiro e Telmo Macedo.

A gastronomia da região, acompanhada pelo famoso e refrescante vinho verde típico do distrito também não falta: desde o Bacalhau à Braga e Massa à Lavrador, os petiscos do Vale do Ave à doçaria conventual, às Clarinhas de Fão e ao Bolinhol de Vizela.

O Rancho Folclórico Estrelas Douradas, de Guimarães, os Mustang, banda das Taipas e equipa G-Team, Futsal Feminino de Guimarães marcam também presença

“Os espaços regionais são um retrato fiel do país que trabalha e luta por um futuro de progresso e justiça social e ponto de encontro obrigatório de milhares de visitantes da Festa”, referem os comunistas em comunicado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS