VILA VERDE –

VILA VERDE – -

Pedalada ecológica animou sete centros escolares de Vila Verde

Meia centena de alunos e seis professores da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) pedalaram, nos dias 15 e 18 de Novembro, visitando sete Centros Escolares do concelho de Vila Verde, numa jornada de sensibilização para os temas do ambiente e das alterações climáticas.

No primeiro dia, manhã cedo, 40 estudantes da “Profissional” iniciaram a pedalada que teve a primeira etapa no Centro Escolar de Turiz, tendo como lema “Pedalar por uma causa/Alterações Climáticas”. Nos dois dias, foram alcançadas com esta mensagem mais de 500 crianças do primeiro ciclo.

Em cada escola, um grupo de alunos representou uma peça de teatro que abordava o aquecimento do Planeta, os «efeitos devastadores» do consumo de combustíveis fosseis e alertava os mais pequenos para «não ficarem de braços cruzados».

Entre os conselhos dados, estavam o «uso das energias renováveis, o uso de bicicleta e transportes públicos, a toma de duches mais rápidos, usar escadas e menos elevadores e desligar as luzes dos electrodomésticos, sem esquecer a reciclagem e reutilização e o respeito pelo Planeta, pelos animais, florestas e rios».

Este grupo de alunos e o Conselho Eco-Escolas continuaram a jornada no Centro Escolar de Prado num percurso de 40 Km, promovendo a mobilidade sustentável utilizando um transporte amigo do ambiente e que passou depois pelos Centros Escolares da Lage, Moure, Monsenhor Elísio Araújo, Vila Verde e encerrou na EPATV.

Esta actividade está inserida nas comemorações do dia internacional das Eco-Escolas, cujo programa culmina na próxima quarta-feira, dia 20, com uma dupla palestra às 11 horas sobre fotografia de natureza, com Carlos Rio e António Cunha, intercalada com uma intervenção de Adelino Silva sobre as alterações climáticas. A seguir é hasteada a Bandeira da Eco-Escola na EPATV.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE