BRAGA

BRAGA -

Pediatra Fernando Sá Meneses foi sepultado no cemitério de Pedralva

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O corpo do conhecido pediatra bracarense Fernando de Sá Menezes, que faleceu segunda-feira, aos 89 anos, no Hospital de Braga foi sepultado, ao final da manhã, a enterrar no cemitério de Pedralva.

Ao que O Vilaverdense/PressMinho apurou, no funeral participou, apenas, a família, incluindo a viúva e os filhos, assim como alguns, poucos, amigos íntimos, e os autarcas daquela freguesia.

PUBLICIDADE

No acto fúnebre, foram respeitadas as recomendações sanitárias em vigor devido à pandemia de Covid-19.

Antes disso, pelas 11h00, houve lugar a uma missa de corpo presente na Igreja de São Lázaro.

A família optou por não divulgar os actos religiosos e fúnebres para não que não houvesse grandes ajuntamentos, o que por certo sucederia, dada a grande popularidade que o defunto granjeou ao longo da vida como médico e cidadão.

LOUVADO

O médico, que foi dirigente do PPM (Partido Popular Monárquico) local, foi alvo, recentemente, de um voto de louvor na Assembleia Municipal e de uma homenagem pública no Palácio do Raio. Recebeu, ainda, um dos galardões de “A nossa terra”.

Nasceu em 1931, em Braga. Tirou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra em 1959. Foi médico residente estrangeiro no Hospital Universitário de Madrid e aluno da escola profissional de puericultura. Em 1964, realizou o exame de equivalência de Pediatria e Puericultura pela Ordem do Médicos em Coimbra.

Mais tarde, integrou o serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos, que nove anos depois viria assumir a sua direcção clínica, cargo que desempenhou com empenho, zelo e dedicação até ao final da sua actividade como profissional de medicina.

Em 1975, foi nomeado Presidente da Comissão Instaladora após votação de toda a equipa profissional do hospital. Em 1978, terminado o período de instalação, foi nomeado director do Hospital, cargo que desempenhou até 1974, aquando da sua passagem a director do serviço de pediatria até 1999.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS