BRAGA

BRAGA -

Pediatra Fernando Sá Meneses foi sepultado no cemitério de Pedralva

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O corpo do conhecido pediatra bracarense Fernando de Sá Menezes, que faleceu segunda-feira, aos 89 anos, no Hospital de Braga foi sepultado, ao final da manhã, a enterrar no cemitério de Pedralva.

Ao que O Vilaverdense/PressMinho apurou, no funeral participou, apenas, a família, incluindo a viúva e os filhos, assim como alguns, poucos, amigos íntimos, e os autarcas daquela freguesia.

No acto fúnebre, foram respeitadas as recomendações sanitárias em vigor devido à pandemia de Covid-19.

Antes disso, pelas 11h00, houve lugar a uma missa de corpo presente na Igreja de São Lázaro.

A família optou por não divulgar os actos religiosos e fúnebres para não que não houvesse grandes ajuntamentos, o que por certo sucederia, dada a grande popularidade que o defunto granjeou ao longo da vida como médico e cidadão.

LOUVADO

O médico, que foi dirigente do PPM (Partido Popular Monárquico) local, foi alvo, recentemente, de um voto de louvor na Assembleia Municipal e de uma homenagem pública no Palácio do Raio. Recebeu, ainda, um dos galardões de “A nossa terra”.

Nasceu em 1931, em Braga. Tirou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra em 1959. Foi médico residente estrangeiro no Hospital Universitário de Madrid e aluno da escola profissional de puericultura. Em 1964, realizou o exame de equivalência de Pediatria e Puericultura pela Ordem do Médicos em Coimbra.

Mais tarde, integrou o serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos, que nove anos depois viria assumir a sua direcção clínica, cargo que desempenhou com empenho, zelo e dedicação até ao final da sua actividade como profissional de medicina.

Em 1975, foi nomeado Presidente da Comissão Instaladora após votação de toda a equipa profissional do hospital. Em 1978, terminado o período de instalação, foi nomeado director do Hospital, cargo que desempenhou até 1974, aquando da sua passagem a director do serviço de pediatria até 1999.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.