Arranca esta quarta-feira o programa “Fevereiro – Mês do Romance”, com a abertura de diversas exposições e o desafio para a criação de um perfume personalizado, lançando um programa com mais de 70 iniciativas centradas nos Lenços de Namorados, como ícone identitário do concelho de Vila Verde.
Local nevrálgico dos 28 dias de programação “non-stop” que sustentam Vila Verde como “a terra do amor”, o Espaço Namorar Portugal e o Centro de Dinamização Artesanal abrem esta quarta-feira ao público com uma exposição dos produtos inspirados nos motivos dos tradicionais Lenços de Namorados.
Os Paços do Concelho e a Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde integram também o mapa de exposições, que inclui a apresentação dos trabalhos de 16 formandas do curso de bordados na Escola EB2,3 da Ribeira do Neiva.
Esta quarta-feira fica ainda marcada pela apresentação de uma nova linha de produtos da “Nortempresa”, que propõe a experiência para a “criação do próprio perfume”, numa acção a ter lugar a partir das 11h00, no espaço comercial Yntenzo Experience Store, na Rua do Souto, em Braga.
Em Vila Verde, a Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) arranca com um concurso de montras alusivo à iniciativa Namorar Portugal, incentivando os espaços comerciais do concelho a reforçarem a coreografia associada ao Mês do Romance.
No mês de Fevereiro, o Município de Vila Verde promove ainda a campanha “Faça Desporto do Mês do Romance”, com descontos e isenção do valor de inscrição para casais no acesso aos serviços do Complexo de Lazer de Vila Verde e da Piscina Municipal de Prado.
PROGRAMAÇÃO INTENSA
Ao longo do mês, sucedem-se as iniciativas de uma lista intensa de motivações especiais para visitar Vila Verde, desde desfiles de Moda, workshops, espetáculos de música, atividades de lazer e de natureza, saraus culturais e apresentações dos produtos Namorar Portugal.
A programação do ‘Mês do Romance’ é distribuída por semanas temáticas – da Tradição, do Romance, do Amor e da Saudade. A Gala Namorar Portugal, com o desfile e os vencedores do XIX Concurso Internacional de Criadores de Moda, na ‘noite de S. Valentim’, é o ponto alto do programa, que envolve mais de uma centena de parceiros.
Entre as ações programadas, estão a tertúlia “Mês do Romance Vilaverdense nas Tertúlias Rusgueiras”, que se realiza já esta sexta-feira, às 21h30, na sede do Grupo Etnográfico do Baixo Minho – Rusga de S. Vicente de Braga.
Saraus culturais são propostas para as noites de 10 e 18 de Fevereiro, com música e poesia, por intermédio do Agrupamento de Escolas, da Academia de Música de Vila Verde e da AMUTER. O programa prevê oito exposições, que ocorrem sobretudo em Vila Verde, mas estendem-se também a Braga, Porto e Alfândega da Fé.
Além da Gala Namorar Portugal de dia 14 de Fevereiro, estão previstos desfiles de moda no Centro Escolar de Vila Verde (com o “Chuva Com Amor: Desfile De Guarda Chuvas” no dia 10) e na Escola Secundária (com “School In Love” no dia 26).
O programa contempla ainda concertos musicais nas noites de 11 de Fevereiro, com a Escola de Música da Vila de Prado, no dia 17 com o Grupo ‘Antíkua’ e no dia 25 com a Academia de Música de Vila Verde a atuar no Centro Social e Paroquial de Cervães.
Com o envolvimento 26 espaços de alojamento, restauração e bares, localizados em diferentes pontos do concelho, os “Sabores do Romance” apresentam-se um programa convidativo que pretende promover e dinamizar a excelência da gastronomia local, contribuindo simultaneamente para a dinamização da economia no concelho.