A pesca da sardinha volta a ser interdita, agora a partir deste sábado. Garantir a sustentabilidade do stock de sardinha é a intenção.
“A partir das 12h00 horas do dia 12 de Outubro é proibida a captura, manutenção a bordo e descarga de sardinha, com qualquer arte de pesca”, lê-se num despacho do secretário de estado das Pescas publicado esta quarta-feira em Diário da República.
A pesca da sardinha tem vindo a ser gerida “com o objectivo de assegurar a gradual recuperação do recurso, em linha com os objectivos da Política Comum das Pescas”, refere o despacho.
Assim, todos os anos são decretadas paragens na captura de sardinha – o que tem motivado protestos do sector -, para protecção dos juvenis e impostos limites anuais.
Recorde-se que pesca da sardinha foi retomada a 3 de Junho, ainda que com medidas de gestão e limites de captura definidos, depois de ter estado parada desde meados de Setembro de 2018.
No mesmo mês, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reiterou que a quota da captura da sardinha para este ano é de até 9.000 toneladas, mantendo-se cautelosa com a possibilidade do aumento das capturas em 2020.
O estado do recurso está a ser avaliado pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar, com o intuito de definir as possibilidades de pesca para 2020 para Portugal e Espanha.
No entanto, para as organizações ibéricas da sardinha este valor é insuficiente, uma vez que estas defendem que a biomassa disponível permite uma actualização das possibilidades até cerca de 19 mil toneladas ainda este ano.