A Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende refuta a posição da Vianapesca OP, «que em exposição ao senhor ministro da agricultura e pescas, pediu a revogação, com muita urgência, da interdição da pesca da sardinha, com a rede de cerco, dentro do parque natural do litoral norte, assim como a abertura do parque a embarcações costeiras para operar com redes de emalhar de um pano, tendo como espécie alvo o robalo».
Na área protegida, onde está inserido o parque natural do litoral norte, em Esposende, apenas é permitida a operação de embarcações de pesca local, de forma a preservar os stocks e manter saudável toda a fauna marinha existente, sublinha a associação.
Acresce que, nos últimos anos, segundo a AAPCE, «embarcações costeiras não autorizadas a trabalhar dentro da reserva têm entrado no parque, grande parte delas desprovidas do sistema de localização AIS o que não permite a localização das mesmas, largando extensas caçadas de redes, tendo-se notado um decréscimo de exemplares de robalo e de outras espécies na referida área».
Sendo o principal objetivo desta associação «defender os interesses dos pescadores de Esposende e o futuro sustentável da pesca e dos stocks, não pode esta instituição estar mais em desacordo com tal comunicado, pelo que, se irá manter intransigente nas suas posições sempre que for posta em causa a pesca local, a sustentabilidade das espécies e o futuro da comunidade piscatória», refere ainda.
Dessa forma, deixam apelo «ao senhor ministro que não ceda, de forma alguma, a tão descabido apelo que põe em causa a própria existência do parque natural e dos objetivos que estiveram na génese da sua criação e as condicionantes colocadas à pesca no interior do mesmo».
A APPCE deu conhecimento da sua posição perante as revindicações da Vianapesca OP, às seguintes entidades: Vianapesca OP; Apropesca OP ; Associação Promaior Segurança dos Homens do Mar; Associação de Armadores de Pesca do Norte; Docapesca – Portos e Lotas, S.A.; Associação de Pescadores Ribeirinha de Viana; Benjamim Pereira; Sérgio Mano: Nuno Coelho; José Carlos Dias Simão; Sérgio Faias; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. ; Associação Portuguesa do Ambiente; Ministério da Agricultura e Pescas; Associação dos Armadores de Pesca de Castelo Neiva; Capitania do Porto de Viana do Castelo.
oamarense@gmail.com