VILA VERDE (destaque)

VILA VERDE (destaque) -

Pico de Regalados inaugurou novo ‘Polo da Unidade de Saúde Familiar Terra Verde’

Foi com pompa e circunstância, com o envolvimento das associações locais e da comunidade, que foi inaugurada, esta manhã, a obra de Requalificação da Unidade de Saúde Familiar Terra Verde – Polo do Pico de Regalados.

«Estamos felizes e orgulhosos por dar à comunidade um edifício novo», salientou a presidente da câmara municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, no mesmo tom que a presidente da junta da União de Pico de Regalados, Mós e Gondiães, Fernanda Barros, que assinala «um novo edifício, amplo e moderno», que vem colmatar «um edifício que ficava muito a desejar».

Envelope Financeiro

Na cerimónia, a que se juntou o presidente do Conselho Diretivo da ARS-Norte, Carlos Nunes, a autarca de Vila Verde lembrou o investimento de quase um milhão de euros, «concretizado graças aos fundos comunitários e ao erário municipal, na ordem dos 600 mil euros».

Por isso, Júlia Fernandes fez questão de enviar um recado ao governo: «assumimos recentemente as competências também na área da saúde e não temos medo disso. Mas é muito importante que o Governo envie também o ‘envelope financeiro’ compatível às novas responsabilidades».

Em declarações aos jornalistas, Carlos Nunes, lembrou que as verbas que estavam destinadas às Administrações Regionais de Saúde «passaram para os municípios» no âmbito da transferência de competências. «O resto passa a ser feito através do Orçamento de Estado».

Mais recursos humanos

Em dia de inauguração, a presidente de junta local, Fernanda Santos, também quis enviar alguns recados à administração central. «Temos que acabar com as listas de espera, pelo que peço ao senhor Diretor que coloque mais recursos humanos no Polo do Pico de Regalados».

Carlos Nunes acabou por referir, também em declarações aos jornalistas, que «não há falta de recursos humano, nem existem problemas ao nível da cobertura de médicos de família. Existe, aliás, uma cobertura total na ARS-Norte».

6 mil utentes no Polo do Pico

O polo do Pico de Regalados da Unidade de Saúde Familiar ‘Terra Verde’, ontem instituída, atende 6100 utentes, 8250 de forma ponderada, numa Unidade que agrega ainda o Polo da Portela do Vade.

É serviço por cinco médicos e cinco enfermeiros, com cerca de 1700 utentes por médico, revelou o diretor do centro, José Miguel Moura.

Admite que possam existir casos de cidadãos sem médico de família, «mas é muito residual».

NOVO EDIFÍCIO   

A requalificação da Unidade de Saúde Familiar do Pico de Regalados representou um investimento superior a 1 milhão de euros, dos quais cerca de 628 mil euros foram assumidos pelo Município de Vila Verde e 398.620,12 euros foram provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa operacional regional Norte 2020.

O novo edifício resulta do projeto elaborado pelos Serviços Técnicos do Município de Vila Verde (Divisão de Projetos e Obras), tendo a empreitada sido executada pela empresa “Monte & Monte, S.A”.

A Unidade de Saúde passará a contar com uma área bruta de 685m2, onde se incluem cinco gabinetes de prestação de cuidados (médicos/enfermagem), dois gabinetes de saúde infantil, dois gabinetes de saúde da mulher, sala de tratamentos, gabinete polivalente, secretaria (back office e front office), duas salas de espera (atendimento geral e saúde infantil/saúde da mulher), sala de reuniões e espaço de armazém.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE