O francês Pilou, actual campeão do mundo de magia, especialista na manipulação de baralhos de cartas, é um dos 10 mágicos que participam no Festival Internacional de Ilusionismo, que regressa nos dias 31 de maio e 01 de junho a Real, em Braga.
Os ‘mágicos’ actuam em vários locais daquela freguesia bracarense: adro da Igreja de S. Francisco, Parque Norte e Quinta Pedagógica.
Com a organização a cargo da Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso no âmbito do programa ‘Viva o Bairro’, o festival recebeu no ano passado 1 900 espectadores.
Além de Pilou, participam os espanhóis Deja Nuñez, Arkadio, Óscar Escalante e Txema. A nível nacional, estão presentes Manuel Barata, Solange Cardinale, Guto, Cris e Salguery.
De acordo com Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, a empresa municipal responsável pelo ‘Viva o Bairro’, esta é uma iniciativa que apesar de decorrer apenas durante um fim-de-semana, tem um efeito se repercute ao longo do ano. “Após a realização do 1º Festival, a Associação de Moradores de Montélios e São Frutuoso passou de 390 para 945 associados, verificou-se uma maior participação dos corpos associativos e dirigentes, passando a ser reconhecida pelos seus moradores e pelas forças vivas da cidade, a vida em comunidade melhorou e os laços de vizinhança foram reforçados”, contou na apresentação do certame.
“É este o nosso principal objectivo do Programa Viva o Bairro, dando às Associações de Moradores o poder de decidir e dinamizar os projectos que mais se adequam à sua realidade”, afirmou.
O evento conta ainda um espaço de restauração no adro da igreja, a cargo da associação de Moradores do Parque Norte e Escoteiros de Braga – Grupo 53 Real.