JUSTIÇA

JUSTIÇA -

PJ desmantela rede que produzia liamba em Vila Verde e em Aveiro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma organização que se dedicava à produção de liamba em 12 estufas no concelho de Vila Verde e também no distrito de Aveiro, tendo detido cinco pessoas, que ficaram em prisão preventiva.

Em comunicado, a PJ refere que aquela organização se dedicava à produção, «em larga escala», de liamba destinada à exportação para diversos países europeus.

A investigação, que decorria há dois meses, iniciou-se com a apreensão de encomendas de canábis detectadas no circuito de expedição, dirigidas a um país da Europa Central.

«As diligências de investigação de imediato encetadas conduziram à localização de dois armazéns industriais, um situado em concelho do distrito de Braga e outro em concelho do distrito de Aveiro, ambos utilizados em simultâneo pela organização, dotados de um conjunto de estufas e áreas de secagem, destinadas à produção industrial, ilícita, de liamba», acrescenta o comunicado.

Naqueles dois armazéns foram edificadas e estavam em produção 10 estufas, dotadas de sistemas de aquecimento, extracção de ar e ventilação, acrescidas de outras duas dirigidas ao processo de secagem, sendo o produto final posteriormente acondicionado em vácuo.

Na sexta-feira, a PJ fez buscas domiciliárias e nos armazéns, procedendo à detenção de cinco homens, quatro estrangeiros e um português, com idades compreendidas entre os 21 e os 40 anos e «responsáveis pela produção e exportação daquele estupefaciente».

Das buscas resultou a apreensão de 3.700 pés da planta canábis sativa e de aproximadamente 100 quilos de liamba pronta a ser embalada, bem como de outros elementos de prova.

Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo sido determinada a todos prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coacção.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.