Cinco cidadãos estrangeiros foram detidos nos últimos dias, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, na posse de 119 mil doses individuais de cocaína, revelou esta terça-feira a PJ comunicado.
De acordo com a Judiciária, os suspeitos vinham todos do mesmo país da América do Sul. Três traziam a droga à volta do corpo, um na bagagem e outro no próprio organismo.
Os detidos têm idades compreendidas entre os 22 e os 48 anos e já foram presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção, que não foram divulgadas. As investigações prosseguem.
O comunicado da PJ recorda que apesar dos “elevados riscos para a vida humana, as redes criminosas continuam a recrutar correios humanos, frequentemente jovens adultos, em situação de grande carência económica e/ou emocional, para transportar quantidades significativas de droga no interior do organismo, aliciando-os com avultadas quantias monetárias e, ao mesmo tempo, com falsas informações quanto aos efectivos riscos que irão enfrentar, incluindo para a sua vida”.