A Polícia Judiciária está na cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre, de onde escaparam na tarde deste sábado cinco reclusos. A investigação enquadra entrevistas aos guardas e a recolha de provas no interior da cadeia e na zona envolvente. Segundo a RTP, no local estão 50 guardas prisionais para apoiarem a investigação.
Além de buscas nas celas, vai ser feita uma reconstituição da fuga. Avança ainda que todos os guardas prisionais estão no estabelecimento prisional.
Portugal também já pediu ajuda de outras polícias estrangeiras para a captura dos cinco criminosos.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) informou foi «agilizada a cooperação policial internacional».
A FUGA
Cinco reclusos escaparam este sábado de manhã do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre.
Quatro dos homens tinham medidas especiais de segurança do grupo de intervenção e segurança prisional.
Os homens fugiram através de uma escada e saltaram o muro. Tinham carros à sua espera.
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.
QUEM SÃO OS FUGITIVOS
Fernando Ferreira(61 anos) – Condenado a 25 pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto;
Rodolfo Lohrmann(59 anos) – Condenado a 18 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais. Foi detido em 2018 depois de roubar bancos, juntamente com Horacio Maidana. Foi procurado desde 2003 pelas autoridades argentinas, por terem sequestrado Christian Schaerer (na altura com 21 anos) e recebido um resgate de 277 mil dólares (225 mil euros), sem nunca o terem entregado à família. Já tinha fugido de uma prisão na Bulgária.
Mark Cameron Roscaleer(39 anos) – Condenado a nove anos pelos crimes de sequestro e roubo.
Shergili Farijani(40 anos) – Condenado a sete anos por furto, violência depois do roubo e falsificação de documentos.
Fábio Fernandes Loureiro(33 anos) – Condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário, e condução sem habilitação legal.
ovilaverdense@gmail.com