BRAGA

BRAGA -

Plataforma do Mapa Social contém georreferenciação de «todas as iniciativas sociais do Concelho»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Teve início esta quinta-feira, 17 de Junho, o “Fórum de Inovação Social 2021” que decorre até hoje, dia 18, no Altice Forum Braga. A sessão de abertura esteve a cargo de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, cuja participação decorreu de forma digital.

Na ocasião decorreu o lançamento da nova plataforma do Mapa Social de Braga, disponível para consulta no seguinte endereço: mapasocial.cm-braga.pt.

MAPA

PUBLICIDADE

O Mapa representa a «realidade social Concelhia pela georreferenciação de todas as iniciativas sociais existentes, com vista ao desenvolvimento equilibrado e homogéneo de todo o território». Trata-se de uma ferramenta que contribui para uma «melhor informação sobre a distribuição da rede de equipamentos e respostas sociais públicas e privadas com vista à rentabilização de recursos e meios, através de um efectivo trabalho em rede», escreve a autarquia bracarense em nota enviada. Permite, ainda, a «divulgação dos projectos e iniciativas inovadoras do ecossistema social e dos principais dados estatísticos sobre o Concelho».

«INSTRUMENTO DE PLANEAMENTO FUNDAMENTAL»

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este é um «instrumento de planeamento fundamental, uma vez que não é possível trabalhar o território sem conhecer bem a realidade e a oferta existente». 

«A nossa prioridade passa agora por perceber melhor a procura das respostas sociais. Queremos conhecer o leque de potenciais beneficiários de respostas que possam vir a ser desenvolvidas, para assim sabermos as áreas que ainda carecem de respostas complementares face ao que está já estruturado no território», afirmou.

Durante a sua intervenção, o autarca enalteceu a «capacidade de envolvimento da sociedade civil e do tecido empresarial Bracarense na área da inovação social e salientou ainda a capacidade que Braga tem demonstrado para participar em projectos internacionais e em aprender com essas partilhas de experiências», permitindo que se desenvolva no Concelho um trabalho «sustentado nesta matéria, como é um excelente exemplo o Human Power Hub».

FÓRUM DE INOVAÇÃO SOCIAL 2021

O Fórum de Inovação Social 2021 integra a vasta programação anual da Rede de Cidades Portuguesas e permite analisar e reflectir sobre temas relevantes nas áreas da Economia Social nacional e europeia, do investimento de impacto e da inovação social. A iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Recorde-se que Braga é um dos municípios que integra a Rede de Cidades Portuguesas – Capital Europeia da Economia Social 2021.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.