Não é um bacalhau qualquer. Foi concebido pelo Chef Vitor Sobral, em 2023, tornando-se uma exclusividade da gastronomia monçanense. É o ‘Bacalhau à Monção’.
Agora, o prato faz parte dos menus da restauração do município. No entanto, uma boa oportunidade para prová-lo é no fim de semana gastronómico de Monção a ele dedicado.
De 25 a 26 de janeiro, pode-se comer o bacalhau de Monção nos restaurantes aderentes e participar em toda a programação.
«O segredo deste prato está na qualidade dos seus produtos e no cuidado a ter na sua confeção», explica o Chef, Vítor Sobral, que já recebeu o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em 2006.
O autor diz, ainda, que o prato «é tecnicamente trabalhoso, mas de fácil elaboração». «Se a receita for seguida à risca, temos em mãos algo que pode realmente fazer a diferença», aponta.
Esta iguaria consiste em lombo de bacalhau no forno com barriga defumada, creme de cebola assada e migas de broa e couve. É tipicamente preparado com produtos locais.
Durante o fim de semana, os seguintes restaurantes de Monção vão privilegiar o prato: A Cozinha do Convento, A Galiza Mail’O Minho, Cabral, Casa Lara, Chiote Monte da Mina, Deu-la-Deu, Firmino’s, Flor do Minho, Fonte da Vila, Lagoa Verde, O Calhau, O Rosal, Paladares do Minho, Recanto D’Avó, Solar S. Pedro, Vamos Lá e 7 à 7.
PROGRAMA
Sábado, 25 de janeiro
Harmonização de acepipes de “Bacalhau à Monção” com vinho Alvarinho de Monção, pelas 11h00, no Museu Alvarinho
“A Chiclateira” – Espetáculo itinerante pelas ruas do centro histórico, com degustação de acepipes de “Bacalhau à Monção”, a partir das 16h00 pelas ruas do Centro Histórico de Monção
Domingo, 26 de janeiro
Workshop “Bacalhau à Monção” orientado pelo Chef Rui Ribeiro, pelas 11h00, no Museu Alvarinho e aberto ao público em geral
Da Cruz One Man Band – Espetáculo itinerante pelas ruas do centro histórico, com degustação de acepipes de “Bacalhau à Monção”, a partir das 16h00 pelas ruas do Centro Histórico de Monção
ovilaverdense@gmail.com