A PSP emitiu, esta quinta-feira, um alerta para burlas com falsos acidentes em parques de estacionamento: os burlões simulam acidentes de viação em parques de estacionamento para exigirem dinheiro aos condutores. A Polícia revela que já registou mais de 30 casos de burlas referentes a falsos acidentes, tendo já identificado nove pessoas, encontrando-se duas delas detidas.
A TVI24 avança que em muitos casos os suspeitos chegam a provocar danos no carro da vítima para credibilizar o acidente que nunca aconteceu.
No comunicado a Polícia explica que “os suspeitos seleccionam as suas vítimas em parques de estacionamento, seguindo-as quando iniciam a sua marcha. Após alguns instantes, seguindo atrás das vítimas, buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo.
Então, descreve a PSP, “acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas (por distracção ou durante a realização de manobras), exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de que lhes seja dada uma certa quantia em dinheiro para arranjo dos danos (supostamente provocados pela vítima)”, alegando que “estão com pressa e que não podem esperar pela Polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável”.
A PSP aconselha os condutores a “não entrarem em acordo com um individuo que pede dinheiro” sem que as autoridades estejam presentes. Normalmente a chamada das autoridades ao local acaba por dissuadir os burlões, que abandonam o local prontamente.
A Polícia pede às vítimas desta tentativa de burla para apontar os dados da viatura, mais concretamente, matrícula, marca, modelo e cor, para facilitar a denúncia da situação.