MUNDO

MUNDO -

Polícia britânica reconhece direito a manifestações contra a monarquia após detenções

A polícia de Londres reconheceu o direito a manifestações contra a monarquia depois de um vídeo ter mostrado agentes a escoltar um manifestante e detenções noutras partes do Reino Unido desde a morte de Isabel II.

“O público tem o direito absoluto de protestar, deixámos isto claro a todos os agentes envolvidos na extraordinária operação policial actualmente em curso e vamos continuar a fazê-lo”, afirmou a Polícia Metropolitana.

O comunicado foi emitido na segunda-feira à noite em resposta a um vídeo de agentes a escoltar um manifestante junto ao parlamento, onde o Rei Carlos III foi receber de manhã as condolências pela morte da mãe.

No exterior, dois manifestantes levantaram cartazes onde estava escrito “Não é o meu rei”, “Abolição da monarquia” e “Fim ao feudalismo” no passeio em frente ao Palácio de Westminster, o edifício do parlamento.

Um deles aproximou-se então dos portões e foi escoltado por agentes da polícia, de acordo com imagens publicadas no Twitter pelo jornal Evening Standard, que entretanto estão a circular nas redes sociais, gerando críticas à polícia.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE