A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo é palco, esta quarta e quinta-feira, da 20.ª edição dos “Open Days de Informática”, uma iniciativa organizada no âmbito da licenciatura em Engenharia Informática e que, ao longo destes dois dias, mobiliza «mais de 300 estudantes».
Em nota enviada, o docente coordenador da licenciatura, Jorge Ribeiro, explica que «ao longo do curso de licenciatura é preocupação constante do corpo docente promover uma formação completa e diferenciadora, razão que tem motivado a organização destes “Open Days” há duas décadas».
«Procuramos que os nossos estudantes aprendam experimentando, mas também procuramos auscultar aquelas que são as necessidades do mercado de trabalho, assim como as expectativas dos jovens que estão a completar o ensino secundário», refere. Por isso, além da participação de «mais de 300 estudantes», os “Open Days de Informática” contam também com uma série de empresas da região ligadas às tecnologias de informação, assim como a partilha de vários testemunhos de antigos alunos da ESTG-IPVC e que hoje trabalham em grandes empresas nacionais e internacionais da área.
«Ao longo dos três anos da licenciatura e também nestes dois dias, procuramos promover seminários, workshops e sessões temáticas, que permitam aos nossos estudantes estar melhor preparados para actuarem em quatro dimensões fundamentais: empresarial e institucional, social, investigação e desenvolvimento e projectos de âmbito inter e multidisciplinar, ou seja, os nossos alunos ficam capacitados para trabalharem em várias áreas, porque as empresas, cada vez mais, procuram profissionais com conhecimentos diferenciados e com determinadas soft skills», descreve Jorge Ribeiro.
SESSÃO DE ABERTURA
A sessão de abertura dos “Open Days” contou com a presença do provedor do Estudante do IPVC, Rui Gomes, criador da licenciatura em Engenharia Informática na ESTG-IPVC há mais de duas décadas.
«A opção por metodologias de ensino/aprendizagem diferenciadoras têm sido fundamentais para o sucesso do curso, porque é fundamental uma academia virada para os seus alunos, mas atenta àquelas que são as necessidades e exigências do mercado», deu conta Rui Gomes.
O curso de licenciatura em Engenharia Informática ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo tem uma taxa de empregabilidade «acima dos 98%», dá nota o coordenador do curso, acrescentando que «os restantes 2% dos alunos prosseguem os estudos para mestrados ou pós-graduações».