REGIÃO

REGIÃO -

Politécnico de Viana do Castelo acolhe este semestre quase «uma centena de alunos estrangeiros»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) recebe, no primeiro semestre do presente ano lectivo, perto de uma centena de alunos em programas de mobilidade. A grande maioria dos estudantes chega da Europa, mas o IPVC vai ser “casa” de muitos estudantes oriundos da Guiné-Bissau, Brasil, Vietname, Mauritânia e Índia. O IPVC tem «reforçado a sua estratégia no panorama internacional, que vai muito além das mobilidades, apostando cada vez mais em projectos e programas de cooperação e investigação conjunta».

O IPVC tem, ao longo dos anos, «reforçado a sua política de internacionalização, cimentando por um lado a mobilidade e o intercâmbio e por outro a aposta na criação de parcerias estratégicas, projectos de cooperação e investigação conjunta, de forma a que o IPVC seja parceiro fundamental e estratégico no desenvolvimento económico-social do Alto Minho».

ERASMUS+

PUBLICIDADE

De destacar que 77 alunos vêm ao abrigo do programa de Mobilidade Erasmus+ e os restantes ao abrigo de outros programas de Mobilidade em vigor no IPVC, que se destina exclusivamente ao intercâmbio de estudantes entre instituições de ensino superior membros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Dos 77 alunos, «sete são da Alemanha, 12 da Itália, 15 da Espanha, 20 da Polónia, 14 da República Checa, seis da Turquia, um da Eslovénia, um da Lituânia e um da Grécia».

“ERASMUS GUIDE FRIENDS”

Para facilitar a integração destes novos estudantes, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo conta com a ajuda de 15 “Erasmus Guide Friends” que, em conjunto, vão «promover actividades em articulação com estudantes, escolas e entidades locais». Exemplo disso mesmo é a iniciativa “Welcome Week” aos alunos Erasmus com uma série de iniciativas previstas de 27 de Setembro a 1 de Outubro. 

Para além da cerimónia de recepção aos alunos no dia 27 de Setembro, os estudantes vão visitar a Escola Superior de Educação (ESE) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). No dia seguinte, os alunos vão conhecer a Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, e na quarta-feira está agendada uma visita à Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE). Entretanto, na quinta-feira, dia 30 de Setembro, os alunos vão até Melgaço à Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL). Na sexta-feira, dia 1 de Outubro, os alunos estrangeiros vão fazer uma visita ao centro histórico de Viana do Castelo.

Em todos os dias os estudantes vão ter a oportunidade de conhecer as escolas do IPVC e as respectivas cidades/vilas, gastronomia e tradições locais.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.