A Escola Superior de Educação do instituto Politécnico de Viana do Castelo recebe esta quarta-feira, pelas 14h30, o seminário “A Linguagem na Criança: aspetos da aquisição da fonologia e suas relações com a aprendizagem da escrita”. Esta iniciativa pretende «sensibilizar os alunos, mas também educadores e professores para a importância da aquisição da fonologia da Língua na aprendizagem da leitura e da escrita».
Promovido pelo Grupo de Educação e Formação de Professores da ESE-IPVC, o seminário será dinamizado por Cristiane Lazzarotto-Volcão, docente e investigadora da Universidade Federal de Santa Catarina na área da aquisição da fonologia do português.
Com o objectivo de sensibilizar os estudantes para «a importância da aquisição da fonologia da Língua na aprendizagem da leitura e da escrita», Clara Amorim acredita que as crianças têm de ter «consciência dos sons» e se o educador ou o professor «não tiver conhecimento sobre a parte sonora da Língua não irá conseguir desenvolver a capacidade de as crianças pensarem sobre a mesma».
«Sem essa capacidade será mais difícil perceberam que cada som corresponde a uma letra», afirma a docente da ESE-IPVC, baseando a sua perspectiva na literatura existente: «Todos os documentos orientadores falam da importância de se iniciar a leitura e a escrita a partir da reflexão sobre a componente sonora da Língua desde as orientações para o pré-escolar até às aprendizagens essenciais para o primeiro ciclo. Ou seja, esses documentos referem constantemente a importância de desenvolver a consciência fonológica dos alunos», refere.
O seminário irá decorrer no auditório da Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo, e terá também transmissão através da plataforma zoom, para que educadores de infância e professores do primeiro ciclo possam participar.