REGIÃO

REGIÃO -

Politécnico de Viana do Castelo representado na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

Uma equipa multidisciplinar, composta por cinco alunos e uma professora, vai representar o Instituo Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no Fórum da Juventude e da Inovação, que surge integrado na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e que se realiza em Lisboa, entre 27 de Junho e 1 de Julho.

Nesse evento, o presidente do Instituto, Carlos Rodrigues, vai também marcar presença, sendo que o tema da Conferência é “Reforçar a Acção dos Oceanos com Base na Ciência e na Inovação para a Implementação do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Avaliação, Parcerias e Soluções”.

A Conferência vai incluir oito diálogos temáticos, que abrangem a poluição marinha, a acidificação, a desoxigenação e aquecimento, a pesca sustentável e a economia azul, o conhecimento científico e a tecnologia marinha.

Estes diálogos pretendem «despoletar oportunidades e desafios», ao mesmo tempo que «visam estimular os compromissos e a acção para os oceanos».

O evento é coorganizado pelos Governos de Portugal e do Quénia e vai contar com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, junto de membros do Governo de vários países.

FÓRUM DA JUVENTUDE E DA INOVAÇÃO ARRANCA JÁ ESTA SEXTA-FEIRA

Esta sexta-feira, em Carcavelos, arranca o Fórum da Juventude e da Inovação, num evento que vai juntar, até ao próximo domingo, cerca de 150 jovens de 30 nacionalidades.

O IPVC estará representado neste colóquio com uma equipa formada por cinco estudantes provenientes da Escola Superior Agrária (Paulo Alves), da Escola Superior de Ciências Empresariais (Luciana Silva, Julia Kilic e Margarida Araújo) e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Francisco Araújo).

Os alunos estão acompanhados pela professora Sónia Carvalho, que refere que o debate e a partilha de ideias vão culminar numa apresentação no dia final do evento.

«Ao longo destes dias serão desenvolvidos seminários, workshops, painéis de discussão e mentoria, que contribuirão para o desenvolvimento de ideias inovadoras, sendo estas apresentadas no último dia do evento sob a forma de Pitch», explica a professora.

Sónia Carvalho acredita que os jovens vão deixar este fórum «com o conhecimento, as ferramentas e a inspiração de que precisam para avançar na luta para proteger o oceano».

IPVC VAI DAR A CONHECER A “BLUE DESIGN ALLIANCE”

O Politécnico de Viana do Castelo vai aproveitar a presença na Conferência para apresentar a Blue Design Alliance (BDA), um consórcio entre instituições do ensino superior que tem como missão contribuir para a valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental através do design.

Este projecto centra-se na produção de conhecimento, investigação e formação de competências ligadas à economia azul e tem como propósito «acelerar a requalificação do território, tornando-o mais resiliente através da criação de novos empregos e profissões azuis».

A “Blue Design Alliance” oferece quatro tipos de formação: Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), leccionados na ESAD, um Curso de Pós-Graduação com nove especializações que se expande pelas quatro instituições parceiras, e ainda Cursos de Verão gratuitos e Cursos de Curta Duração.

Todas as formações são orientadas para a prática e permitem seguir uma carreira profissional, onde a temática da água estará sempre presente, assim como o cuidado pelos ecossistemas dos rios, mares e oceanos.

Com uma atenção dedicada à faixa oceânica e à dimensão fluvial da região Norte, a BDA responde ao desafio apresentado pela “United Nations Agenda 2030” para o desenvolvimento sustentável da água, para que a próxima década compreenda a utilização eficiente da água dos mares, dos rios e dos sistemas lacustres.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE