O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai acolher, até ao próximo dia 22 de Julho, o grupo de trabalho do projecto “Mechauz – Modernization of Mechatronics and Robotics for Bachelor’s degree in Uzbekistan through Innovative Ideas and Digital Technology”, reforçando a cooperação na área da Mecatrónica.
Este consórcio é coordenado pela Grécia, e conta com parceiros do Uzbequistão, Letónia, Lituânia e Portugal, sendo que, no decorrer deste encontro, o Politécnico de Viana assinou diversos protocolos de cooperação com algumas das instituições do Uzbequistão.
Para Ana Paula Vale, vice-presidente para a internacionalização do Instituto, considerou esta iniciativa é «uma excelente oportunidade para a partilha de novos conceitos para se encontrar soluções conjuntas».
Ao longo de 5 dias, diversos docentes, investigadores e representantes de diversas entidades vão efectuar uma análise «da evolução das actividades realizadas no âmbito do projecto e vão frequentar acções de formação destinadas aos professores e representantes das instituições de ensino do Uzbequistão».
Ao participar, o Instituo visa também a criação de um novo esquema de cooperação para ligações entre universidade e indústria, tendo por base as competências da União Europeia no domínio da Mecatrónica.
Para além disso, Ana Paula Vale explica que vai ser também possível «desenvolver normas e currículos, cursos, métodos de ensino, materiais e ferramentas no domínio da Mecatrónica», bem como «criar novos cursos para professores, pessoal, e engenheiros das empresas».
Este projecto é financiado pela Comissão Europeia, no montante de 798 695 euros, e termina em Outubro de 2023.