Os municípios de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez querem ficar mais próximos de Vila Verde e Braga. Durante a passagem do ministro das infraestruturas ao Alto-Minho, os autarcas locais lembraram «a melhoria da ligação a Vila Verde e Braga, essencial devido à proximidade e ao volume de deslocações relacionadas com trabalho.
Augusto Marinho, autarca da Barca, destacou ainda a necessidade de uma intervenção na ligação do IC28 à fronteira da Madalena e à Galiza, via Celanova, «uma reivindicação com mais de uma década».
O edil reforçou: «são intervenções estratégicas para fortalecer as nossa ligações e alavancar o desenvolvimento económico e social da região».
Em resposta, Miguel Pinto Luz garantiu que será avaliada a possibilidade de incluir os 16 quilómetros que ligam Ponte da Barca a Vila Verde, no estudo de acessibilidades de Vila Verde a Braga, já em curso, e que também estará na agenda de discussão a ligação à Fronteira da Madalena. «Esta é a oportunidade para integrar as necessidades desta região um plano mais amplo de melhoria das acessibilidades», acentuou o governante.
Uma posição que parece reforçar a prioridade da construção da Variante à EN 101, em Vila Verde.
A visita terminou em Lindoso, junto à fronteira da Madalena, onde o Ministro foi recebido por autarcas portugueses e galegos, que entregaram ao Governante a Declaração Conjunta de 2022, reivindicando a requalificação da infraestrutura transfronteiriça.
ovilaverdense@gmail.com