A Rede de Casas do Conhecimento da Universidade do Minho tem um novo espaço. Foi inaugurada a Casa do Conhecimento de Ponte da Barca, localizada no piso inferior da entrada do edifício onde está sediada a Biblioteca Municipal.
Permitirá acolher diferentes tipos de atividades de educação e formação, e pretende afirmar a aposta da autarquia de Ponte da Barca «na dinamização de ofertas tecnologias de informação, de conhecimento e de inovação em prol da comunidade, contribuindo para a disseminação do conhecimento e diminuição das assimetrias culturais e digitais».
A inauguração decorreu esta terça-feira, no Dia do Município de Ponte da Barca.
A cerimónia contou com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira Castro, do vice-reitor para Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa, Luís Amaral, da vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, e do diretor da Casa do Conhecimento da UMinho, José Gabriel Andrade.
O evento foi presidido pelo edil local, Augusto Marinho.
Ponte da Barca junta-se agora a esta Rede de Casas do Conhecimento.
Vila Verde é um dos municípios que acolhe uma Casa do Conhecimento, cuja Rede foi criada há onze anos pela Universidade do Minho «para sensibilizar e envolver as comunidades locais em desafios como as tecnologias de informação, a criatividade e a inovação, potenciando o desenvolvimento económico-social e o empreendedorismo de base regional», avança o organismo.
A Rede Casas do Conhecimento está presente em 15 espaços da Rede Norte e dois espaços da Rede Alentejo, com infraestruturas físicas, tecnológicas e humanas que permitem dinamizar a Sociedade do Conhecimento e, em rede, desenvolver atividades que beneficiam o maior número possível de cidadãos, promovendo, simultaneamente, o combate à infoexclusão.
ovilaverdense@gmail.com