O cartaz da edição deste ano da Romaria de São Bartolomeu, em Ponte da Barca, inova ao figurar um rapaz, com o telemóvel na mão, em vez da habitual representação feminina, acompanhado pela indicação de que “está suspensa a folia mas não o amor pela nossa Romaria”.
«Pela primeira vez, em vez da tradicional representação feminina de Ponte da Barca, sempre formosa e contente, colocamos a figuração de um rapaz, de bombo às costas, já preparado para a “folia legalmente permitida”, obedecendo às regras sanitárias declaradas pela Direcção-Geral de Saúde, mas actualizando as novidades e contactando os seus amigos pelo telemóvel», refere a organização.
Numa publicação nas redes sociais, pode ler-se que «o cartaz deste ano, que tal como o do ano passado resultou de forma totalmente espontânea, despretensiosa e natural, leva já o selo oficial de 7 Maravilha da Cultura Popular de Portugal».
«A rapariga trajada, incógnita e irreconhecível do ano passado é substituída por um rapaz moderno, animado, cheio de saudades da folia da nossa Romaria. E quando se fala da nossa Romaria, fala-se de amor, daí a presença do tradicional lenço dos namorados, que relembra o mote ainda vigente para 2021, com os inevitáveis erros ortográficos», acrescenta.
Este ano, por força da pandemia de Covid-19, a romaria vai manter-se nos canais digitais, tal como em 2020, «saltou para os ecrãs dos telemóveis, computadores e tablets».
«Vamos manter vivo no nosso coração o pensamento: “Para o ano voltaremos a festejar como habitualmente e tudo está a passar!”», apela a organização.