A Câmara de Ponte da Barca anunciou a aprovação de uma candidatura no valor 2.265.893,30 euros ao Programa 1º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para requalificar a urbanização de Agrelos.
Em comunicado, a autarquia adiantou que “o projecto agora aprovado tem como objetivo uma intervenção profunda nos fogos habitacionais, que compõem a urbanização, para proporcionar uma melhoria substancial das condições habitacionais dos agregados familiares”.
“O apoio agora atribuído encontra-se integrado na Estratégia Local de Habitação (ELH), desenvolvida pelo município, em parceria com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que prevê um investimento de cerca de 15 milhões de euros no parque habitacional existente e a edificar pelo Município de Ponte da Barca”, realça a nota.
Em Abril, em comunicado, a Câmara de Ponte da Barca anunciou a reformulação da ELH, ao abrigo da execução de um acordo de financiamento celebrado com IHRU, para garantir mais oferta habitacional.
Na altura, a autarquia, presidida pelo social-democrata Augusto Marinho explicou que “a situação de carência habitacional do concelho enuncia a necessidade premente de incluir no documento a reabilitação de mais fogos habitacionais”.
“Com as alterações propostas e as novas soluções habitacionais apresentadas pela autarquia, a ELH de Ponte da Barca passou a ter uma estimativa global de 22.475.098,60 euros. O investimento público da responsabilidade da Câmara Municipal é de 15.464.953,60 euros e, no que concerne ao investimento privado, prevê-se que aos beneficiários diretos corresponderá um investimento superior a sete milhões de euros”, sublinha o município.