O Auditório Municipal de Ponte da Barca acolhe, no próximo sábado, pelas 21h30, a estreia nacional do documentário ‘Lá em Baixo’, de Ana Isabel Freitas, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
O documentário ‘Lá em Baixo’ retrata o dia-a-dia de três grupos folclóricos portugueses em França, numa conversa constante sobre folclore, família e tradição. Realizado por Ana Isabel Freitas, portuguesa a viver em França, ‘Lá em Baixo’ foi recentemente galardoado com o Prémio de Melhor realizadora de filmes documentários do World Independent Cinema Awards, WICA 2023, um festival que tem lugar todos os anos em Edinburgh, na Escócia. No Festival de Nice teve quatro nomeações.
Ana Isabel Freitas é transmontana, de São Martinho de Anta, distrito de Vila Real, e está radicada em França desde 2015. Dá actualmente aulas na Universidade de Paris Nanterre.
No documentário, Ponte da Barca está presente através de dois grupos folclóricos que representam as tradições e a etnografia do concelho, assim como através da participação especial do grupo EmCanto, com o canto polifónico à capela em destaque.
O canto polifónico tem sido preservado e divulgada além fronteiras por Sofia Ribeiro Costa, barquense radicada em França e verdadeira embaixadora da nossa cultura e tradições que, juntamente com outros barquenses, através desta arte de coordenação polifónica de vozes mas também ao nível dos trajes e outros acessórios, têm divulgado e preservado a tradição de um povo.