O fim-de-semana em Ponte da Barca é recheado de sabores e tradição. Desde ontem, a Praça da República é palco da Feira do Fumeiro, o ‘domingo gordo’ apresenta à mesa dos restaurantes locais o tradicional cozido à portuguesa e o Entrudo também é vivido intensamente por aquelas bandas.
No centro da vila barquense, os produtores de Ponte da Barca e de outras localidades apresentam as suas especialidades, desde chouriços, alheiras, presuntos, entre outros.
Os produtores de vinho de Ponte da Barca também marcarão presença, oferecendo uma seleção de vinhos de qualidade, dos mais encorpados aos mais refrescantes.
Além disso, a feira contará com animação diária, como música ao vivo Xico Malheiro & Raízes anima esta noite, mas ainda há oportunidade para assistir aos espetáculos dos Gaiteiros de Bravães, e danças e músicas tradicionais com Rusgas e Ranchos Folclóricos do Agrupamento de Escolas, S. João, Ponte da Barca e Paço Vedro de Magalhães.
Domingo Gordo
No “Domingo Gordo”, 11 de fevereiro, os restaurantes locais unem-se para oferecer o tradicional Cozido à Portuguesa, marcando o início dos Domingos Gastronómicos.
Esta iguaria, rica em sabores regionais, será acompanhada pelos melhores vinhos da região, proporcionando uma experiência gastronómica completa.
Os sete restaurantes locais – a Casa do Destro, Churrasqueira Barquense, Jaime Gomes, Novas Pontes, O Moinho, O Tasco e Tasquinha das Delícias -, juntam-se à rota do bom gosto, oferecendo durante seis domingos ao longo do ano uma seleção dos melhores pratos da região, como a Lampreia, a Posta Barrosã, o Cabrito à Serra Amarela, o Naco à Terra da Nóbrega e o Sarrabulho.
Esta iniciativa, promovida pela autarquia, tem como objetivo destacar a excelência da gastronomia local e promover a economia da região.
Pai Velho – Entrudo Tradicional do Lindoso
Lindoso prepara-se para uma das celebrações mais antigas do país: o Pai Velho, uma verdadeira viagem no tempo e um tributo à rica herança cultural portuguesa.
Nos dias 11 e 13 de fevereiro, conhecidos como “Domingo Gordo” e Terça-feira de Carnaval, o busto de madeira do Pai Velho é o centro das atenções, sendo transportado por entre os espigueiros e a eira comunitária, tendo como pano de fundo o imponente Castelo Medieval. Às 10h30 de domingo e 13h de terça-feira, o cortejo inicia-se com momentos de humor junto ao cruzeiro, proporcionando entretenimento aos participantes.
O momento alto acontece na noite de terça-feira, a partir das 23h30. É quando ocorre o velório do Pai Velho, seguido pela queima do busto e a leitura do seu testamento. Este ritual simbólico marca o fim da festividade, mas também o início da esperança e renovação, conforme os participantes se despedem do inverno e dão as boas-vindas à chegada da primavera.
Carnaval: Baile e Concurso de Máscaras
Na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, a Praça da República ganhará vida com um animado Baile e Concurso de Máscaras, em celebração do Carnaval. Os participantes competirão pela originalidade e criatividade das suas máscaras, com prémios generosos em jogo. A festividade terá início às 22h00 e contará com a presença de Delfim Júnior & Ympério Show, garantindo uma noite repleta de ritmo e diversão.
ovilaverdense@gmail.com