Ponte de Lima é o palco escolhido para receber a 5.ª edição do “Minho Young Chef Awards (MYCA)”, que este ano decorre de 21 a 26 de Novembro e visa eleger os melhores jovens Chef’s do Minho em três grandes áreas.
Chef de Cozinha, Chef de Pastelaria e Chef de Sala e Bar são as três categorias a concurso, num evento onde podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, que frequentem um curso de artes culinárias de nível III, IV e V em regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior à iniciativa.
Em nota enviada, a organização refere que este concurso pretende «elevar o prestígio destas profissões» e, «acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atractivas nas camadas jovens».
Na grande final do dia 26 de Novembro, que decorrerá das 8h30 às 18h na ‘Expolima’, estarão nove alunos, três representativos de cada categoria – Cozinha, Pastelaria e Sala e Bar.
O júri do MYCA 2022 terá como presidente o Chef António Alexandre, que é acompanhado pelos Chefs Rui Rodrigues e Lígia Santos, pelos vencedores da edição do ano passado Beatriz Coelho, na categoria de Pastelaria; Tomás Marques na Cozinha e Joana Pereira na categoria Sala e Bar, e de Cristina Mendes, da Confraria do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, e Rui Miguel Graça, jornalista.
Este projecto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Ponte de Lima.