GASTRONOMIA (Minho)

GASTRONOMIA (Minho) -

Ponte de Lima lança formação para valorizar e perpetuar ‘arroz de sarrabulho’

Ponte de Lima continua o processo de valorização e registo do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Nesse sentido, o município local iniciará uma formação sobre património gastronómico.

No âmbito do programa “Formação Mais Próxima”, em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e com o apoio da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, avança com a referida formação que vai decorrer nos dias 8, 15, 22 e 29 de novembro, na Clara Penha – Casa dos Sabores.

As entidades parceiras pretendem, assim, contribuir para a preservação e perpetuação da receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, «na medida em que oferece ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos de produção tradicionais».

«Com efeito, os produtos agroalimentares tradicionais, como é o caso do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima são produtos portadores de elevado conteúdo simbólico, associado à ruralidade, ao espaço geocultural, sentido de pertença imbuída de simbolismo de tradições que urge preservar e dinamizar», assinalam ainda.

Para o efeito, os promotores assinalam que se revela «da maior premência dotar os profissionais da restauração de Ponte de Lima de competências que consolidem as diretrizes deste importante processo como relevante instrumento, eficaz para criar economias de escala, sendo o processo de certificação uma mais-valia para o produto em si, para a segurança alimentar dos consumidores e um estímulo para a sua comercialização, num contexto em que o consumidor é cada vez mais fidelizado e exigente».

Vincam ainda que «a classificação do Arroz de Sarrabulho como ETG pretende preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente».

E conclui: «estamos perante um relevante processo para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima num patamar de Excelência visando consolidar Ponte de Lima como Destino Gastronómico capaz de atrair crescentemente, segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciarão turística».

INSCRIÇÕES

Património Gastronómico: qualificar para proteger (8 horas)

Dias: 8, 15, 22 e 29 de novembro

Horário: das 15h30 às 17h30

Link Inscrição: https://bit.ly/PG_PL

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE