O filme promocional do Turismo do Porto e Norte «The Majestic Adventures of Ofelia de Souza», para o segmento de ‘Meeting & Industry’, arrecadou o título de “World’s Best Tourism Film”, na categoria “Tourism Products”, promovido pelo International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT).
«É o corolário de um trabalho incrível de posicionamento da região, que nos permitiu aumentar a nossa notoriedade e posicionamento. É uma honra vencermos um prémio que nunca tinha sido conquistado por Portugal», explicou o presidente Luís Pedro Martins.
A cerimónia da 34.ª edição dos “World’s Tourism Film Awards” aconteceu a 24 de Novembro, em Valência (Espanha), tendo sido distinguidos os vencedores das categorias “Cities”, “Regions”, “Countries”, “Services” e “Tourism Products”.
Luís Pedro Martins esteve presente no evento para receber o prémio desta última categoria e salientou que «esta vitória é mais um incentivo para todos os parceiros do Porto e Norte, que após dois duros anos, com o seu esforço, permitiram o regresso fulminante do sector a valores pré-pandemia».
Com a melhor pontuação entre todas as categorias a concurso, “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza” ficou em primeiro lugar neste ranking graças aos pontos conquistados na sequência dos prémios recebidos nos dez festivais que compõem o circuito mundial do CIFFT.
Neste circuito concorreram 34 outros filmes promocionais estrangeiros, na categoria “Tourism Products”.
Luís Pedro Martins destacou que «os prémios conquistados pelo filme ‘Ofélia de Souza’ comprovam a aposta feita numa comunicação muito disruptiva, criativa, original e de certa forma arriscada, no segmento de Turismo de Negócios, no qual a região tem um potencial muito elevado quer pela qualidade dos espaços aqui existentes, quer pela oferta existente na vertente social no pré e pós-eventos».
Estreado em Outubro de 2021, o filme, com pouco mais de três minutos de duração, tem como estrela principal Ofelia de Souza, uma experiente e extravagante organizadora de eventos e epicurista de 72 anos, que fielmente acompanhada dos seus assistentes (“Ofelier” e “Ofeliette”), partilha dicas e segredos para escolher e aproveitar um dos melhores destinos de turismo de negócios do mundo.
Por fim, presidente do Turismo do Porto e Norte recordou que tem sido feita uma aposta muito forte de promoção da região nos mercados externos e, em particular, nos países emissores que nos são mais próximos e que representam a maior fatia de turistas que visitava a região até ao início de 2020.
«O trabalho foi muito meritório e os resultados já têm reflexos nos índices de procura da região, tendo fechado o ano com um recorde absoluto de turistas», sublinhou Luís Pedro Martins, recordando que, «em 2019 foram contabilizadas quase 11 milhões de dormidas na região, num registo que patenteia um crescimento histórico de 9,7 por cento, o maior a nível nacional».